Conhecendo as abelhas com o projeto Apicultura na Educação Infantil

Publicada em 13/09/2019

A rotina dos alunos da Escola Estadual Evandro Ávila, do Distrito de Rio das Mortes, em São João del-Rei, foi bem diferente do usual no dia 30 de agosto. Eles tiveram a oportunidade de ver bem de perto o apiário mantido pelo Departamento de Zootecnia da UFSJ, no Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan). A visita fez parte do projeto de extensão Apicultura na Educação Infantil, coordenado pelo professor Deodoro Brighenti.

"Nós recebemos os alunos no auditório, fizemos uma abertura, conversamos e nos apresentamos a eles", conta o professor. Em seguida, as crianças percorreram a Trilha Ecológica, conhecendo ninhos de abelhas no chão identificados por Deodoro e pela bolsista Kécia Bastos. "Depois da trilha, fizemos um piquenique e eles dividiram a merenda. Foi um momento muito aconchegante", comenta.

Para encerrar a tarde, os alunos visitaram o meliponário, uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão. Na ocasião, conheceram duas espécies de abelhas e degustaram o mel produzido por elas.

As atividades visam difundir conhecimentos sobre a atividade apícola, seus produtos e sua interação com o meio ambiente, bem como a diversidade de abelhas melíponas, sem ferrão, dispersas no campus. A iniciativa também busca instigar a implantação do mel no âmbito escolar, no cardápio das merendas, introduzindo apicultores locais no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A Evandro Ávila foi a quarta escola a visitar a Universidade pelo projeto. Outras oito estão agendadas até o final do semestre.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ apresenta, em parceria com o projeto Comunica Extensão, novidades sobre as atividades extensionistas da UFSJ. Acompanhe!