PDI 2019-2023 da UFSJ é aprovado pelo CONSU

Publicada em 15/09/2019 - Fonte: ASCOM

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSJ foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU), na última reunião, realizada em 9 de setembro. O texto define os 73 objetivos da universidade para os próximos cinco anos. Esta versão trouxe sugestões avaliadas pela Comissão responsável pela elaboração do documento, após solicitação da relatora do processo no CONSU, Maria Jaqueline Grammont Machado de Araújo.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFSJ, Gustavo Melo Silva, detalhou o trabalho desenvolvido a partir da nova consulta à comunidade promovida a pedido do Conselho. As sugestões encaminhadas foram analisadas pela Comissão e, aquelas consideradas pertinentes, incorporadas ao texto. O conteúdo recebeu ainda contribuições da relatora que também serão incluídas na versão consolidada que será disponibilizada no site da UFSJ para consulta de toda a comunidade.

De acordo com o presidente do Comitê Executivo, Valdir Mano, a construção do documento teve como essência a participação da comunidade acadêmica da UFSJ, visando a formulação de um texto que refletisse os anseios de estudantes, técnicos-administrativos e professores. “Diversas estratégias para estimular a colaboração foram implementadas, reforçando a divulgação das etapas e a intenção de desenvolver um trabalho democrático, no qual todos tivessem oportunidades de se manifestar. As três esferas da comunidade acadêmica foram representadas durante todo o processo, incluindo membros de grupos constituídos na universidade que já possuem conhecimentos consolidados sobre determinados temas. Acredito que o resultado apresentado traz um texto transparente, chancelado por aqueles que fazem parte da UFSJ”.

Os membros da Comissão também apontaram a participação como destaque no desenvolvimento do PDI. O delegado do Grupo de Trabalho de Planejamento e Orçamento, o técnico-administrativo Cláudio Sérgio Teixeira de Souza, aprovou o modelo proposto e considerou que o texto apresentado fechou com chave de ouro a elaboração do Plano. “Após meses de discussão, foi construído um documento maduro e consciente que reafirma o propósito da UFSJ de ser uma instituição plural e inclusiva nos âmbitos das ações realizadas na pesquisa, no ensino e na extensão. O Plano Estratégico Setorial da Universidade (PES) foi referência durante todo o processo e definido como o instrumento no qual serão detalhadas as atividades envolvidas na execução daquilo que foi almejado no PDI”.

Fique atento: Em breve, o documento completo estará disponível no site da UFSJ. Acompanhe a divulgação nos canais da universidade.