Reunião de reitores com Ebserh discute ações para garantir aulas práticas nos cursos de Saúde

Publicada em 23/09/2019

O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), professor Sérgio da Gama Cerqueira, e o reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), professor Sandro Amadeu Cerveira, estiveram presentes em reunião na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na segunda-feira, 16 de setembro. 
 
O encontro discutiu uma parceria entre as universidades federais e hospitais particulares e santas casas para a realização do internato em Medicina e demais cursos da área de Saúde. O objetivo é viabilizar programa que garanta aulas práticas a alunos de instituições que não tenham hospitais universitários. 
 
Hoje, 43 campus pelo País não têm hospitais universitários e não há previsão orçamentária para construir novas unidades. A intenção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é fechar as parcerias até o começo do ano que vem.
 
De acordo com o professor Sérgio Cerqueira, que é coordenador do Grupo de Trabalho Universidades sem Hospitais Universitários da Andifes, juntamente com o reitor da Unifal, a reunião com o presidente da EBSERH foi muito produtiva. "Percebemos a disposição de uma instituição com experiência em administração hospitalar em apoiar e proteger os cursos de saúde das universidades federais", destaca. 
 
O reitor explica que, hoje, as universidades com escolas de medicina sem hospital próprio enfrentam dificuldade para conseguir campos de estágio para seus estudantes, mesmo nas unidades próprias ou conveniadas da rede SUS. 
 
"Essas universidades recebem apenas bolsas para preceptores, e as unidades hospitalares frequentemente pedem mais recursos e relatam que o valor da bolsa é insatisfatório. Em um momento de contingenciamento de recursos, esse apoio vem em boa hora, com boas perspectivas e em atenção às demandas e propostas feitas pela Andifes para manter a boa formação das universidades federais para profissionais de saúde, que o país tanto precisa”, complementa.
 
A UFSJ também esteve representada na reunião pelos professores Rodrigo Penha, assessor especial para o Desenvolvimento do Ensino de Saúde, e Débora Barbosa, assessora especial em Brasília. O encontro teve a presença do presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira; do assessor, Rubens Leão; da chefe de gabinete, Iara Guerra; e do reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Sandro Amadeu Cerveira.  
 
Ebserh
 
A empresa foi criada em 2011, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É a maior rede de hospitais públicos do Brasil e abrange 40 hospitais universitários federais (HUFs).