UFSJ assina contrato para gestão do RU do Santo Antônio

Publicada em 27/09/2019

Na manhã desta sexta-feira (27), nas instalações do Restaurante Universitário, foi dado mais um passo para a abertura do RU do Campus Santo Antônio. A assinatura do contrato pela empresa que prestará serviço, pelo reitor Sérgio Cerqueira e pela pró-reitora de Assuntos Estudantis Josiane Nogueira oficializa o início das atividades. Agora, a empresa tem 15 dias para começar a oferecer as refeições.

O RU do Santo Antônio é uma antiga demanda dos alunos deste campus, o último a ter este serviço implementado. Para o reitor, a inauguração do restaurante é mais um projeto finalizado com sucesso. “É uma alegria enorme, porque, com isso, concluímos o processo de construção dos restaurantes universitários em todos os campi da Universidade”, celebra.

Sérgio Cerqueira acrescenta que implementar mais um RU é, sobretudo, a demonstração da vivacidade e potencial da instituição. “A inauguração tem esse caráter simbólico de resistência, resiliência e da capacidade que a Universidade tem de sobreviver e mesmo prosperar nos momentos de crise”, completa.

Para Josiane, oferecer este serviço é, além de tudo, um modo de promover a permanência do aluno no ensino superior: “a cada avaliação socioeconômica a PROAE tem notado um aumento nos índices de vulnerabilidade de nossos estudantes. O aumento desses índices indica, na maioria das vezes, a falta de recursos financeiros para custear inclusive as necessidades mais básicas como a alimentação. No Restaurante Universitário o estudante de graduação tem parte de sua refeição subsidiada. Com esta iniciativa, ele tem acesso a uma alimentação de qualidade, equilibrada e que reflete em sua saúde de maneira positiva”.

O restaurante

A estimativa é que sejam oferecidas mais de 200 mil refeições anualmente. A infraestrutura construída pela Universidade, segundo o proprietário da empresa responsável, Edson de Souza, foi “muito bem projetada, muito bem feita”, o que permitirá o pleno funcionamento do restaurante “como mandam as melhores técnicas de manipulação de alimentos”. Segundo Edson, a ideia é priorizar matérias-primas, provenientes de produtores locais e de agricultura familiar, e estimular o desenvolvimento da região: “é uma conduta da nossa empresa sempre contratar as pessoas e comprar os produtos da região, o máximo possível, à medida que atendam a demanda de qualidade e quantidade esperada”.

Segundo a nutricionista responsável, Paula El-Corab, o restaurante universitário contará com “um cardápio balanceado, com todos os grupos de nutrientes e com as quantidades fracionadas respeitando as necessidades nutricionais das pessoas, no almoço e no jantar, atendendo, também, aos vegetarianos”.

O valor para o aluno de graduação será de R$ 2,75, o mesmo praticado nos demais restaurantes universitários da UFSJ.