Startup Chimera é premiada e participa de evento internacional

Publicada em 30/09/2019

A startup Chimera Diagnósticos, formada por alunos da pós-graduação de Biotecnologia da UFSJ, apresentou-se na BIO Latin America 2019, maior evento em negócios de biotecnologia da América Latina, nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo. A Chimera foi convidada após ficar em 2º lugar no programa de treinamento da BioStartup Academy, que levou as cinco melhores das 21 startups participantes para o evento internacional.

Laís Nogueira, integrante da Chimera e pós-doutoranda em Biotecnologia, destaca a importância de participar do BIO Latin America. “A gente pôde ter uma experiência muito grande de negócios da América Latina e apresentar o nosso modelo a investidores”, conta a pesquisadora. Com o tema "Inovação e parceria comercial como impulsionadores da bioeconomia na América Latina", a conferência trouxe discussões sobre os desafios do setor latino-americano de biotecnologia e ciências da vida.

De acordo com Alexsandro Galdino, fundador da startup e professor da UFSJ, essa é a primeira vez que uma startup da UFSJ com soluções biotecnológicas consegue subir ao palco de um evento internacional e apresentada como a segunda melhor de um programa respeitado. “Para o ano de 2019, somos a segunda melhor Startup da América Latina. O grande legado que estamos deixando para a UFSJ é mostrar que jovens estudantes das áreas de ciências da vida podem ser donos de empresas de Biotecnologia”, completa Galdino.

O professor também destaca que esse trabalho é fruto das iniciativas do Grupo de Inovação Tecnológica (Grite) da UFSJ, Campus Centro-Oeste, cujos objetivos são formar recursos humanos em empreendedorismo e inovação e criar produtos inovadores para a sociedade.

Empreendedorismo

O caminho do empreendedorismo universitário é uma via alternativa para os estudantes. “Apesar de jovem, a UFSJ já mostra números promissores em ciência, tecnologia e inovação”, conta Alexsandro. Os professores se preocupam em formar estudantes preocupados com a sociedade, empenhados em buscar formas efetivas de melhorá-la.

“Isso se reflete em projetos tecnológicos em parcerias com empresas, contratos de licenciamentos de tecnologia em andamento e número de patente depositadas”, acrescenta. Segundo o professor, o grande apoio da UFSJ a essas iniciativas faz com que a instituição atinja uma posição de destaque no cenário nacional.

A Chimera Diagnósticos

A Chimera é uma startup criada em 2017, derivada de um grupo de pesquisa em Biotecnologia. Formada pelos pesquisadores Alexsandro Galdino, Mariana Campos da Paz e Lais Nogueira, e pelos alunos de pós-graduação em Biotecnologia André Fernandes e Juliana Machado. A Chimera tem o propósito de desenvolver antígenos nacionais para as empresas brasileiras de kits de diagnósticos imunológicos.

“Percebemos que as empresas enfrentam problemas de logística de distribuição desses insumos, preço final de produção dos kits e, em alguns casos, inespecificidade das moléculas”, destaca Alexsandro. Devido a isso, o objetivo da Chimera é desenvolver kits nacionais mais específicos e com menor custo final, resolvendo os problemas de logística. Dessa forma, “o paciente, que precisa de um diagnóstico rápido e preciso, é o grande beneficiado”, completa Galdino.