Abertas as inscrições para evento de Matemática Aplicada

Publicada em 30/09/2019

Estão abertas até 9 de outubro as inscrições de trabalhos para o 2º Workshop de Matemática Aplicada da UFSJ. Organizado por docentes do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade (Demat), o evento acadêmico tem como público-alvo estudantes e pesquisadores de Modelagem Matemática, Sistemas Dinâmicos Aplicados e Equações Diferenciais Parciais Aplicadas. As atividades acontecem nos dias 17 e 18 de outubro, no Campus Santo Antônio.

O Workshop proporciona ao corpo docente a possibilidade de publicarem seus artigos e exporem suas pesquisas mais recentes em Matemática Aplicada. É o que explica o professor e coordenador do evento, Jorge Andrés Julca Avila: “É uma oportunidade para os docentes se desenvolverem, aproximarem-se de novos objetos de pesquisa.”

Julca sustenta ainda que o Workshop cumpre com o objetivo de inserir o Departamento de Matemática local no circuito estadual de pesquisadores, reforçando o projeto de um futuro programa de mestrado em Matemática Aplicada. Uma particularidade deste evento está no fato de ter sido concebido e realizado por docentes do Departamento. “Esse é nosso evento, já nasce nosso”.

Para os estudantes de graduação, esta é uma oportunidade de ter contato com docentes de outras instituições que desenvolvem projetos de pesquisa diversos, o que amplia os horizontes no que diz respeito às futuras possibilidades acadêmicas. “Pode ser que no futuro o estudante queira fazer uma pós-graduação e conheça, aqui, um professor que pode vir a ser seu orientador”, exemplifica Julca.

Ao todo, 14 pesquisadores e pesquisadoras de diversas universidades do país foram convidados. Alguns participaram da edição passada e retornam neste ano, “um sinal de aprovação e apoio, de que precisamos”, afirma o professor, destacando ainda que alguns docentes fazem questão de trazer uma equipe de orientandos, o que proporciona um intercâmbio acadêmico ainda maior.

São três as áreas de pesquisa contempladas pelo congresso. A Modelagem Matemática diz respeito a problemas de qualquer área da ciência que possam ser solucionados com o auxílio de ferramentas matemáticas. As Equações Diferenciais Parciais, também conhecidas como EDP, são aplicações teóricas, que pode ser usadas nas áreas de Mecânica e Elétrica, mas não têm como finalidade encontrar numericamente uma solução. Já os Sistemas Dinâmicos de Aplicação estudam a evolução de um problema num determinado período de tempo, uma solução para problemas dinâmicos, "Devemos trabalhar nesse contexto da matemática aplicada, procurando tratar de problemas do dia a dia", arremata Julca.

Informações mais detalhadas a respeito da programação e do processo de inscrição podem ser encontradas na página do workshop, hospedada no portal da UFSJ.