Comunidade prestigia homenagem à ex-reitora da UFSJ

Publicada em 18/10/2019

A cerimônia de inauguração do retrato de Valéria Heloísa Kemp, reitora entre 2012 e 2016, foi realizada com a presença de grande público, na última quinta-feira, 17 de outubro. Cerca de 70 pessoas compareceram ao evento organizado pela Reitoria que prestou uma homenagem à primeira mulher a comandar a Universidade. O quadro foi pintado pela artista Zandra Coelho de Miranda, professora do curso de Artes Aplicadas da UFSJ.

A imagem de Valéria Kemp foi afixada na parede da Sala dos Órgãos Colegiados ao lado dos retratos dos demais reitores que estiveram à frente da instituição. O reitor, Sérgio da Gama Cerqueira, que atuou como vice-reitor na gestão de Valéria Kemp, destacou os êxitos do trabalho realizado na administração anterior que vêm sendo somados às ações da atual direção. “O patamar ocupado pela UFSJ mostra que foi bem sucedido o projeto que realizamos nas duas últimas gestões. Avançamos a partir das conquistas já alcançadas pela Universidade que foram possíveis graças à dedicação de toda a comunidade acadêmica. [Nós] técnicos administrativos, professores, estudantes e colaboradores temos que nos orgulhar da história da nossa instituição que galga, a cada dia, espaços ainda mais expressivos nos cenários nacional e internacional, contribuindo para a formação e para o desenvolvimento da sociedade e do nosso país”.

A ex-reitora Valéria Kemp agradeceu a homenagem e enfatizou que o quadro inaugurado simboliza o trabalho de uma equipe inteira. “Este retrato representa centenas de pessoas que atuaram nas diversas ações promovidas por nossa gestão, durante a qual o trabalho conjunto foi uma marca. Todos se ajudavam mutuamente com paixão, transparência e lealdade para construirmos a UFSJ”.

Artista da casa: Pela primeira vez na história da UFSJ, o retrato de um ex-dirigente foi produzido por uma artista da própria instituição. Este fato foi destacado pelo reitor Sérgio da Gama Cerqueira que comemorou a consolidação dos novos cursos. “As novas graduações traduzem a diversidade de atores que integram nossa comunidade e que fazem da nossa UFSJ uma Universidade especial”, complementa.

Ao final da cerimônia, Zandra Coelho contou que se sentiu honrada por ser escolhida para pintar a imagem da ex-reitora. “Para mim, foi um prazer fazer parte desta homenagem e espero que tenha conseguido fazer jus à beleza de pessoa que é Valéria Kemp”.