UFSJ abre edital de seleção de propostas para o Projeto Rondon

Publicada em 29/10/2019 - Fonte: ASCOM

Estão abertas até o dia 4 de novembro as inscrições para o Edital de Seleção Interna de propostas para a Operação “Portal do Sertão”, do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério de Defesa. A operação será realizada de 16 de julho a 2 de agosto de 2020 em até 16 municípios do Estado da Bahia e terá como Centro Regional (CR) a cidade de Feira de Santana, na Bahia.

Poderão ser apresentadas propostas para os Conjuntos A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, e Saúde) ou B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho). A UFSJ selecionará apenas uma proposta de trabalho, seja para o Conjunto A ou B, a qual será a representante da instituição na concorrência do Edital nº 130/2019/MD.

O Edital de Seleção Interna de Propostas para a Operação “Portal do Sertão” está disponível no site https://ufsj.edu.br/extensao/projeto_rondon.php. Mais informações no Setor de Extensão Universitária: (32) 3379-2501 / setex@ufsj.edu.br

A UFSJ e o projeto Rondon

Semestralmente, são lançados editais nacionais públicos do Projeto Rondon, e a UFSJ realiza uma seleção interna de propostas que representem a instituição na concorrência desses editais. A primeira experiência da UFSJ no Rondon foi em uma cidade no estado de Paraíba. Desde então, os rondonistas da instituição passaram por diversos outros locais.

Com o objetivo de aproximar os universitários da realidade brasileira por meio da realização de atividades multidisciplinares em municípios em situação de vulnerabilidade social, o Projeto Rondon surgiu em 1966, com a participação de 30 universitários e dois professores que conheceram de perto a situação da população amazônica. É o maior projeto de ação social do país, coordenado pelo Ministério da Defesa e financiado pelo Governo Federal, possibilitando a melhoria de municípios com problemas sociais de baixo IDH, atingidos pela falta de informação, pobreza e violência.