Provas do Enem 2019 começam neste domingo, 3 de novembro

Publicada em 31/10/2019 - Fonte: ASCOM

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem) devem ficar atentos: a primeira avaliação já acontece neste domingo, 3 de novembro. Interessados em estudar na UFSJ precisam fazer o exame este ano e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 - tanto a seleção do primeiro semestre quanto a do segundo utilizarão o Enem 2019.

As vagas do Sisu/UFSJ são distribuídas entre os seguintes municípios, onde a instituição tem campus: São João del-Rei (campi Dom Bosco, Santo Antônio e Tancredo Neves), Divinópolis (Campus Centro-Oeste Dona Lindu), Ouro Branco/Congonhas (Campus Alto Paraopeba) e Sete Lagoas (Campus Sete Lagoas).

No primeiro dia de Enem, as provas aplicadas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já na semana seguinte, 10 de novembro, é a vez das avaliações de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias. A publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões está prevista para o dia 13.

Documentos

O site do Inep/Enem relaciona quais documento são aceitos para realização da prova. Apenas aqueles relacionados abaixo, originais (não serão aceitas versões digitais), oficiais e com fotos, serão aceitos:

Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;

Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;

Carteira de Registro Nacional Migratório;

Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;

Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;

Carteira de Trabalho e Previdência Social;

Certificado de Dispensa de Incorporação;

Certificado de Reservista;

Passaporte;

Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;

Identidade funcional.

É obrigatório, além do documento, levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente; recomenda-se, também, portar cartão de confirmação de inscrição e, caso necessite, declaração de comparecimento impressa.

O site do Inep/Enem esclarece, também, os itens que são proibidos e as condutas que podem eliminar o candidato. Veja aqui.

Horários (de Brasília-DF)

12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas no primeiro dia
18h30 – Término das provas no segundo dia
Horário de Brasília – DF