Campanha Nacional em Diabetes já começou em São João del-Rei

As atividades do Dia Mundial do Diabetes começaram muito antes do dia 14. Em São João del-Rei, a 22ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes prossegue até o dia 14 de novembro. A campanha chama atenção para a importância da prevenção, detecção, orientação e educação de diabetes.

A abertura oficial da Campanha aconteceu na segunda-feira, 4, na Sede da Associação dos Portadores de Diabetes (APD), principal local dos eventos. De acordo com Mary Célia, presidente da APD, a campanha sobre o diabetes “não é só uma semana, não é só um mês, é uma vida inteira. Nessa semana, tentamos alertar os profissionais da saúde para dar uma assistência maior para nós, diabéticos”, explica.

O Dia Mundial do Diabetes 2019 tem como tema “Proteja sua Família”, já que, além da comunidade médica, a participação da família é fundamental. Segundo Mary Célia, é preciso que a família compreenda, dê carinho e atenção aos diabéticos. “Uma vez que a família aceita que tem um diabético em casa, eles passam a ser cuidados”, completa a presidente.

A campanha tem o apoio do Programa Doce Vida, projeto de extensão da UFSJ orientado pelo professor Marcos Vieira, da Psicologia. Nele, os alunos voluntários acompanham diabéticos nas unidades de saúde do município e na Associação de Portadores de Diabetes. “A gente desenvolve um trabalho de atenção em saúde para diabetes considerando as implicações afetivas emocionais da doença, caracterizado como atenção psicossocial aos diabéticos e familiares”, conta Marcos Vieira.

Para as atividades que antecedem o Dia Mundial da Diabetes, o projeto Doce Vida contribuirá com campanhas de esclarecimento sobre formas de prevenção de diabetes.
De acordo com Marcos, é preciso envolvimento da população para ter maior atenção aos diabéticos da região. “Estima-se que 10 a 12% da população tenham diabetes. Em uma cidade do tamanho de São João del-Rei, onde a gente tem de 10 a 12 mil pessoas com diabetes, trabalhar educação e saúde com prevenção é essencial”, completa o professor.

Além das atividades realizadas na Associação de Portadores de Diabetes nos dias 4, 6, 11, 12 e 14, o evento estará presente nas unidades de Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Tijuco, Sr. dos Montes, Colônia, Guarda-Mor, São Geraldo e Distrito de Rio das Mortes, em parceria com a equipe do NASF - Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei e projeto de extensão "Diabetes e pé diabético - conhecer para cuidar".

A sede da Associação dos Portadores de Diabetes de São João del-Rei fica na Rua José Falconieri dos Santos, 45, Matosinhos. Mais informações na página da APD.

O Dia Mundial de Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes é a maior campanha de conscientização sobre diabetes do mundo, chegando a atingir uma audiência global de mais de 1 bilhão de pessoas em mais de 160 países, de acordo com o site World Diabetes Day. A data foi criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os objetivos da campanha do Dia Mundial do Diabetes 2019 vão de acordo com os da OMS, como por exemplo promover aumento de 80% no acesso a cuidados essenciais para o diabetes até 2025.

O tema sobre família e diabetes foi escolhido para a campanha de 2018 e 2019 para estimular a conscientização sobre o impacto do diabetes na família e a rede de apoio das pessoas afetadas e promover o papel da família na gestão, no cuidado, na prevenção e na educação do diabetes. Esses objetivos alinham o Dia Mundial do Diabetes ao atual plano estratégico da Federação Internacional de Diabetes.

Publicada em 05/11/2019