Tiradentes recebe Festival de Invenção e Criatividade (FIC)

Publicada em 06/11/2019

Tiradentes, cidade a aproximadamente 15 quilômetros de São João del-Rei, recebe nos dias 8 e 9 de novembro o Festival de Invenção e Criatividade (FIC). O evento já recebe inscrições, e entre as atividades previstas estão oficinas de arte com papel, quadrinhos na pré-história, scratch, scopabits, microbit, Arduino, aprendizagem criativa, psicologia positiva, fábulas geométricas, e grafismos naturais.

O Festival tem como objetivos divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem criativa em ambientes educacionais formais e não-formais de todo o país. O primeiro Festival de Invenção e Criatividade foi realizado em março de 2017 na USP e, a partir daí, estão sendo organizados FICs em diversas regiões do Brasil. A proposta é formar uma "cadeia" de FICs, nos quais educadores, estudantes e seus familiares vivenciem experiências e conheçam ferramentas que incentivem práticas educacionais lúdicas, significativas, colaborativas e mão-na-massa.

Para ver a programação completa e se inscrever, acesse cyros.ufsj.edu.br/fic.

O evento é realizado pelo Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS), Núcleo Vertentes de Aprendizagem Criativa em parceria com o Instituto Vertentes Vale, o Fórum do Amanhã, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a Fundação Lemann e apoio da Faber Castell. Também é ligado ao programa de Extensão da UFSJ denominado "Vertentes criativo: integrando educação e cultura como bases de interação dialógica para a aprendizagem criativa", coordenado pelos professores do Departamento de Engenharia Elétrica (Depel), Eduardo Bento Pereira, e Marco Antônio Silva Alvarenga, do Departamento de Psicologia (DPsic).