UFSJ na comunidade: III Integrando recebe doações para evento no bairro Itapoã (Sete Lagoas)

Publicada em 11/11/2019 - Fonte: ASCOM

A comunidade do bairro Itapoã, em Sete Lagoas, já tem compromisso para o dia 6 de dezembro. Nesta data, o projeto Integrando promove atividades, das 9h às 18h, nas instalações da organização não-governamental Projeto Local de Envolvimento Comunitário (PLEC). As ações incluem oficinas, esporte, cultura e distribuição de presentes (veja abaixo como doar).

Assim como nos anos anteriores, o Integrando 2019 promoverá o “varal solidário”, uma forma de distribuir presentes natalinos doados por empresas e sociedade civil a partir da qual os participantes escolhem os presentes que ficam expostos num varal. Ao mesmo tempo, serão realizadas oficinas de capacitação em arte e práticas sustentáveis, atividades esportivas, exposições de artes, apresentações musicais e danças. São esperadas cerca de 350 pessoas.

Serão recebidas, até 30 de novembro, doações de vestuários e calçados (infantil e adulto), bolsas, acessórios, roupas de cama e banho, brinquedos, materiais escolares, livros de literatura e alimentos para o lanche que será oferecido no dia do evento. O material arrecadado beneficiará crianças, adolescentes, adultos e idosos. Quem quiser doar pode procurar os locais de recolhimento no Campus da UFSJ, em Sete Lagoas, ou nos estabelecimentos parceiros e apoiadores da mesma cidade (veja aqui relação completa).

O bairro Itapoã

Com grande densidade demográfica e grande número de famílias de baixa renda, o bairro Itapoã é marcado por graves problemas sociais e econômicos, que contribui para elevados índices de criminalidade e envolvimento de jovens com entorpecentes. A associação comunitária local e entidades sociais compõem os instrumentos para enfrentar essas questões locais. A UFSJ vem contribuindo com a necessidade de integração e boas práticas de envolvimento comunitário desde 2009.

PLEC

O Projeto Local de Envolvimento Comunitário presta serviços sociais e beneficia, direta e indiretamente, cerca de 2 mil pessoas. Seu espaço dispõe de salas de aula, música, informática, biblioteca, cozinha comunitária e ampla quadra coberta, onde são realizadas atividades esportivas e culturais. A UFSJ possui um campus no bairro, onde desenvolve programas sociais, alguns em parceria com o PLEC.

Integrando

O Integrando tem como objetivo de estimular a integração da universidade e setores não-governamentais ao desenvolvimento social e cultural da comunidade. É organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ/CSL, com o apoio dos Programas de Extensão Universitária Culturando, III Programa Social de Desenvolvimento Local no Entorno da UFSJ, PET Agronomia, Biblioteca do campus e administradores do PLEC. A festividade é um trabalho colaborativo que envolve entidades de todos os setores e cidadãos, em busca de um bem comum.