Programas da pós-graduação e bolsas de pesquisa receberão novos investimentos

Publicada em 19/11/2019

Reitoria, Pró-Reitoria de Planejamento e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação definiram novos investimentos para as bolsas de Iniciação Científica e os programas da pós-graduação. A decisão foi tomada em reunião feita dia 1° de novembro, que contou com a presença dos pró-reitores de cada setor. As novas ações visam apoiar os pesquisadores da Universidade e impulsionar a produção científica da instituição.

Para isso, determinou-se estender a duração das bolsas de Iniciação Científica da UFSJ que entraram em vigor para cobrir as bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), suspensas pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Iniciadas em março deste ano, elas se encerrariam em dezembro devido aos cortes orçamentários feitos pelo Ministério da Educação (MEC). Com nova avaliação, essas bolsas de pesquisa irão até fevereiro de 2020, como previsto no projeto original.

Para Programas de Pós-graduação da Universidade, definiu-se a concessão de 14 novas bolsas de mestrado para o ano de 2020, o que ajuda a reduzir os impactos dos bloqueios feitos por agências de financiamento. Houve também a extensão do Programa de Qualificação da Pós-Graduação (Qualipós), que abrangerá outros cinco programas além dos dez já contemplados. O Qualipós tem como objetivo melhorar o conceito Capes dos programas de pós-graduação, por meio de recursos financeiros geridos pela Fundação de Apoio à UFSJ (FAUF).

O orçamento da UFSJ

Na UFSJ, os cortes anunciados em maio pelo Ministério da Educação foram de 32% do orçamento total, o que representava 40% do custeio (parte destinada a pagar terceirizados, contas de água e luz e bolsas de iniciação científica, de extensão, de monitoria e de pós-graduação). As novas decisões orçamentárias foram possíveis devido à liberação tardia dos recursos de custeio que haviam sido contingenciados pelo MEC.