UFSJ se destaca em evento internacional de biomateriais

Publicada em 22/11/2019

A UFSJ marcou presença no evento bianual promovido pela Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Orgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos (SLABO), no Memorial da América Latina em São Paulo (SP), no final de outubro. O 6º Workshop de Orgãos Artificiais, Biomateriais e Engenharia de Tecidos (OBI) reuniu pesquisadores atuantes nas mais diversas áreas visando a promoção do desenvolvimento de novos materiais para implantes e dispositivos, para a melhoria da condição humana.

Destaques
Os pesquisadores da UFSJ presentes ao evento foram as professoras Roseli Balestra (DEMEC), Érika Alvarenga (DCNAT) e Daniela Fabrino (DQBIO) e cinco estudantes. Seis trabalhos da UFSJ foram inscritos no workshop.

A pesquisa científica “Revestimento biocompativel de peças de titânio com hidroxiapatita, talco de pedra sabão e óxido de grafeno com potencial osteogênico” da professora Érika Alvarenga, foi escolhida para apresentação oral. Já o trabalho “Avaliação da viabilidade celular em culturas de células vero sobre diferentes filmes de quitosana: possibilidades para o desenvolvimento de biocurativos funcionais” do estudante do curso de Engenharia de Bioprocessos, Victor Campana (foto) - orientando de iniciação científica da professora Daniela Fabrino, obteve menção honrosa dentre os mais de 200 trabalhos inscritos no evento.
“A notável participação da UFSJ no evento se deu também com a participação das docentes nas sessões de palestrantes convidados e apresentações orais”, completa a professora Daniela.