UFSJ trabalha na prorrogação dos contratos com hospitais conveniados

Publicada em 26/11/2019

Visando a não prejudicar o andamento do próximo semestre letivo, a UFSJ está pedindo a prorrogação dos contratos com os hospitais e entidades de saúde que disponibilizam estágios para estudantes do curso de Medicina da UFSJ.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lincoln Cardoso Brandão, o pedido do Departamento de Medicina (Demed) é uma medida de prudência. “Está em discussão pelo MEC, a distribuição de recursos via Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a Ebserh, empresa vinculada ao Ministério e que faz o gerenciamento dos hospitais universitários. Como a gente não sabe nem quando e nem quanto a UFSJ receberá, preferimos pedir a prorrogação dos contratos, como forma de não prejudicar o fluxo normal das atividades do curso de Medicina”, explica o pró-reitor.

Atualmente, a Universidade possui convênios que terminam no primeiro semestre com as seguintes instituições: Hospital da Fhemig e Hospital Ibiapaba, em Barbacena, Hospital Nossa Senhora das Mercês, em São João del-Rei, além do SAMU e a UPA são-joanenses.

Ebserbh
No mês passado, o Ministério da Educação (MEC), através de matéria na Folha de São Paulo, anunciou que pretende distribuir cerca de R$ 100 milhões para as 42 federais que não possuem hospitais próprios. No modelo apresentado, as federais poderão contratar até Centro Médicos Privados, incluindo Hospitais Filantrópicos, como forma de garantir as atividades acadêmicas para os estudantes. Ainda de acordo com a “Folha”, o Governo pretende editar uma portaria para disciplinar a liberação desses recursos.

Negociação
Para se chegar a esta solução, de repasse anual dos recursos, foram feitas discussões entre a Andifes e a Ebserh, sendo que esta última viu nesta proposta apresentada pelos reitores uma alternativa mais econômica para o Governo Federal.

O Grupo de Universidades sem Hospitais da ANDIFES, composta por reitores, teve grande importância nas negociações para conseguir esse recurso junto ao governo federal.