Ramo Estudantil IEEE: UFSJ faz parceria com organização global de inovação tecnológica

Publicada em 19/12/2019

O Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ fechou parceria com uma organização americana de atuação global, a Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), e conta agora com o Ramo Estudantil IEEE UFSJ. O trabalho conjunto das instituições possibilitará que alunos da graduação e pós-graduação de Engenharia Elétrica realizem atividades em pesquisa e extensão voltadas para inovação tecnológica e desenvolvimento humanitário.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ (Depel) e um dos coordenadores do Ramo Estudantil, Erivelton Nepomuceno, a presença do IEEE representa “o reconhecimento do curso de Elétrica e áreas afins da Universidade Federal de São João del-Rei por uma das mais importantes associações tecnológicas do planeta”. A UFSJ ganha ainda uma ligação direta com o IEEE, que tem potencial apoio financeiro, tecnológico e organizacional na promoção de atividade científicas e técnicas.

"Todas as atividades propostas têm como objetivo agrupar pessoas com interesses comuns, além de promover o aperfeiçoamento pessoal do aluno, não importando em que fase do curso esteja”, destaca Thiago Santos, presidente do Ramo. Até o momento, os estudantes pretendem desenvolver o Capítulo de Circuitos e Sistemas, para se aprofundar em eletrônica e simulações computacionais, e o Capítulo de Potência e Energia, que propõe disseminar conhecimento científico nesta área.

Na extensão, atuam os Grupos de Afinidade, como o Grupo Wie (Woman in Engineering), dedicado a incentivar mulheres a seguir interesses acadêmicos nas áreas de Ciências e Engenharia; e o Grupo de Interesses Especiais em Tecnologias para Promoção Humana, que realizará ações na comunidade, como aulas de programação e robótica em escolas e campanhas de conscientização e tratamento de lixo.

Na UFSJ

O IEEE está presente em outras universidades federais, como a UFJF. O trabalho realizado em Juiz de Fora está servindo de inspiração para o Ramo Estudantil da UFSJ.

Atualmente, os alunos que compõem o Ramo Estudantil IEEE UFSJ são coorientados pelos professores Erivelton Nepomuceno, Leonidas Chaves de Resende e Wesley Peres, todos do Depel. Para fazer parte do grupo, acesse aqui o formulário.

O IEEE

O Institute of Electrical and Electronics Engineers é uma organização sem fins lucrativos presente em cerca de 160 países com mais de 416 mil membros, sendo 120 mil estudantes.
São mais de 3 mil Ramos Estudantis, centros de atividade nas instituições de ensino para estudantes vinculados à organização, espalhados pelo mundo que desenvolvem projetos de técnicos, humanitários e educacionais.