Férias no Campus Cultural UFMG tem programação gratuita para todas as idades

Publicada em 09/01/2020

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes preparou uma programação especial para o período de 9 de janeiro a 2 de fevereiro, denominada Férias no Campus. As atividades de incluem contação de histórias e brincadeiras para as crianças, encontro de bordado, roda de conversa, exposições e show.

“Uma conversa sobre a história de Bichinho” abre as atividades do Férias no Campus hoje, 9 de janeiro, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora da Penha, no arraial do Bichinho, a seis quilômetros de Tiradentes. A conversa será guiada pela apresentação da tese de doutorado da pesquisadora Vera Ermida, da Universidade de Coimbra, que estuda a relação entre a confecção artesanal e as narrativas identitárias do Bichinho.

O Museu Casa Padre Toledo abrigará os demais eventos da programação de férias. Nos dias 10 e 24 de janeiro, às 14h, haverá contação de histórias para crianças entre 4 e 10 anos. Os contos abordam temas como amizade, respeito ao próximo, igualdade racial e importantes figuras femininas da história. Nos dias 12, 19 e 26, das 10h às 12h, a oficina “Brincadeiras Tradicionais” busca resgatar nas crianças de 6 a 12 anos a experiência de pular corda, pular amarelinha e desenhar. A presença dos pai é obrigatória em ambas atividades.

O show “O que chamo de telhado”, do duo são-joanense Arcanjos, é atração no sábado, 18. Amanda Amaral e Gabriel Willian se apresentam às 16h, em apresentação intimista inspirada pela poesia do cotidiano.

No dia 21, às 14h, o Encontro Bordado & Patrimônio promove conversa sobre a arte de bordar com a escritora e bordadeira Simone de Almeida Prado e oficina de aquarela aplicada ao bordado. A inscrição pode ser feita presencialmente na Casa Padre Toledo ou on-line, pelo link: http://bit.ly/37JRM6x

A programação do Férias no Campus se encerra com uma edição especial da Colônia de Férias da UFMG no primeiro final de semana de fevereiro. Das 8h às 17h do sábado, e das 8h30 às 12h do domingo, adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos podem participar de oficinas, atividades esportivas e teatro. As inscrições devem ser feitas presencialmente até o dia 15, no Museu Casa Padre Toledo. A Colônia de Férias estará presente em todos os espaços do Campus Cultural UFMG em Tiradentes: o Museu, o Centro de Estudos e Biblioteca, e o Quatro Cantos Espaço Cultural.

A programação é inteiramente gratuita e aberta a todos. Para mais informações, acesse o site https://www.ufmg.br/campustiradentes.

Exposições

Até o dia 26 de janeiro, os visitantes poderão conferir duas exposições abertas ao público em diferentes espaços do Campus Cultural UFMG em Tiradentes. No Museu Casa Padre Toledo, a mostra ‘“Monumentos entrópicos e a paisagem minerária do ferro”, de Bruno Amarante, retrata esculturas em cerâmica recobertas com minério de ferro ou rejeitos coletados nas barragens. O Quatro Cantos Espaço Cultural exibe a exposição “Confidências da paisagem - espaço e memória”, de Zandra Miranda, que faz associações entre espaço e memória tendo como pano de fundo a paisagem cultural das Serras do Lenheiro e São José, na região de Tiradentes.