Publicado edital de propostas artístico-culturais para o 32° Inverno Cultural UFSJ

Publicada em 20/01/2020

Já pensou em se apresentar num dos maiores festivais de artes de Minas Gerais? Foi publicado hoje, 20 de janeiro, o Edital 001/2020/UFSJ/Proex de propostas artístico-culturais para o 32° Inverno Cultural UFSJ, que acontece de 18 a 26 de julho em São João del-Rei. As inscrições serão aceitas para as áreas de Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música, inclusive oficinas. Os valores pagos aos artistas variam entre R$ 1 mil e R$ 10,5 mil.

O período para inscrições vai de 5 a 10 de março de 2020. Poderão se inscrever pessoas jurídicas devidamente constituídas, com ou sem fins lucrativos, nacionais ou estrangeiras (desde que no país exerçam suas atividades com regularidade), individualmente ou em grupo, com representação própria ou por meio de representante legal. É vedada, entretanto, a participação neste edital de envolvidos no Programa de Extensão Inverno Cultural UFSJ, de empregados e/ou diretores da Fundação de Apoio à Universidade (Fauf) e de dirigente e/ou servidor da Universidade Federal de São João del-Rei.

Dentro de cada área, o edital prevê diferentes modalidades, classificadas conforme o porte do evento, a carga horária da oficina, a trajetória do grupo, dentre outros parâmetros que o proponente deve selecionar. Além de listar as modalidades, o edital indica, ainda, os procedimentos para inscrição, o cronograma completo e outras informações do interesse dos candidatos.

Hotxuá

A temática do 32º Inverno Cultural UFSJ inspira-se na prática cômica ritualística do sacerdote do riso “Hotxuá”, da etnia indígena Krahô, do norte do Tocantins, para problematizar a alegria como elemento-base da sociedade, em que o brincar e fazer rir constituem-se como práticas necessárias para o estabelecimento de laços, harmonia, equilíbrio social e resistência. Ao assumirem suas contradições, os palhaços sagrados atuam com o corpo e tornam-se como conhecedores de si por transgredirem e transitarem entre as dicotomias do mundo. Nesse sentido, alegria, riso e humor, intensificados pela força dos povos originários que habitam nosso Brasil, poderiam ser formas disruptivas e meios capazes de afirmar a vida.

A temática indicada é um norteador e um incentivo para a elaboração e articulação entre as propostas.