Sisu 2020/1 abre inscrições nesta terça, 21 de janeiro, para 49 cursos da UFSJ

Publicada em 20/01/2020

Interessados em cursar graduação na Universidade Federal de São João del-Rei no primeiro semestre de 2020 devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo começa nesta terça, 21 de janeiro, e vai até dia 26 (domingo). O resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2019 (veja aqui) é utilizado pelo Sisu como parâmetro para selecionar os candidatos com melhores classificações de acordo com o curso e a instituição pública de ensino superior desejadas.

A UFSJ traz duas mudanças para o Sisu 2020. A partir desse ano, o curso de Artes Aplicadas não contará com a prova de Habilidades Específicas, sendo o ingresso feito unicamente pelo Sisu. Já a entrada do curso de Biotecnologia passa a ser no 1° semestre.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página sisu.mec.gov.br e selecionar até duas opções de vaga, em ordem de preferência. É necessário identificar a instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência de vagas. As vagas são distribuídas entre ampla concorrência, Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e demais políticas de ações afirmativas adotadas pela instituição. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as suas opções.

O resultado da Chamada Regular sai dia 28 de janeiro. O candidato deve realizar a matrícula entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro na instituição para a qual for selecionado. Para acompanhar as datas das próximas chamadas da UFSJ, horários e locais da matrícula, clique aqui.

Passo a passo

Na página principal do Sisu clique em “Fazer Inscrição” e insira o seu número de inscrição e senha do Enem 2019.
Clique em "Fazer inscrição na 1ª opção". Você pode escolher até duas opções de curso.
Pesquise as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso desejados.
Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis.
Clique em “Confirmar minha inscrição”.
Após se inscrever na 1ª opção, repita o procedimento para a 2ª opção.
Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.

Após o primeiro dia de inscrição, o Sisu libera uma classificação parcial. Dessa forma, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação durante todo período de inscrição.

Lista de Espera

Quem não for selecionado em nenhuma de suas opções na Chamada Regular pode participar da Lista de Espera. Entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro, o candidato deve manifestar interesse, pelo site do Sisu, em uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição.

A partir daí, o candidato deve acompanhar as convocações de matrícula das demais chamadas no site da instituição da vaga escolhida.

Mas atenção: se for selecionado na 1ª ou 2ª opção, independentemente de efetuar matrícula, o candidato não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Fique atento às datas

Inscrições no Sisu: 21/01 a 26/01