UFSJ e Janeiro Branco: a importância do cuidado com a saúde mental dos jovens

Publicada em 31/01/2020

A Campanha Janeiro Branco serve de lembrete para as pessoas de todas as idades cuidar da saúde psicológica da mesma forma que cuidam da saúde física. Cerca de 12 mil jovens entre 15 e 24 anos morrem por suicídio todos os anos no continente americano, de acordo com o relatório “A saúde de adolescentes e jovens nas Américas”, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Só no Brasil, aproximadamente cinco jovens cometem suicídio por dia - mais de 1.700 por ano.

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), por exemplo, oferece acompanhamento psicológico à comunidade externa por meio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e aos alunos por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae).

Segundo Christiane Guimarães Aquino, psicóloga da Proae, o processo de transição da adolescência para a vida adulta é naturalmente desafiador para o jovem, ainda mais somado à rotina da vida acadêmica. “Estresse até determinado ponto é normal, mas, se não for bem administrado, pode evoluir para uma situação de sofrimento maior, gerando transtornos mentais como ansiedade e depressão”, explica Christiane.

As pressões da vida acadêmica estão geralmente acompanhadas de fatores que geram estresse, como estar longe de casa, sentir-se sozinho, a falta de uma rede de apoio e preocupações com a vida financeira. “O aluno se coloca muita pressão também. ‘Eu preciso formar’ é a frase que eu mais ouço”, comenta a psicóloga.

Para evitar situações de sofrimento mental, Christiane aconselha práticas de vida saudável, com bons hábitos de sono e de alimentação, atividade física, uma boa rede de apoio e frequentar as aulas. “Se manter saudável é cultivar hábitos que nos fortaleçam, contribuindo para auto confiança, persistência e alegria”, reforça.

Atendimento psicológico aos alunos:

A Proae oferece atendimento psicológico em São João del-Rei de duas formas: plantão toda quinta-feira (das 9h às 11h e das 14h às 16h), no campus Santo Antônio, e atendimento individual por agendamento.

No Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis, os estudantes também contam com atendimento psicológico pela Proae. Os alunos dos seis campi da UFSJ podem ainda ser encaminhados, após triagem, para uma rede de psicólogos credenciados à instituição. Todos os serviços prestados são gratuitos.

Atendimento psicológico à população:

No Campus Dom Bosco, em São João del-Rei, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) oferece atendimento psicológico à toda comunidade de São João del-Rei para promover a saúde mental da população.

Todo cidadão interessado em atendimento público gratuito pode se cadastrar no serviço e aguardar em uma fila de espera para o atendimento. O SPA também realiza programas de intervenções clínicas em comunidades, escolas e  organizações da cidade.

Mais informações, pelo telefone (32) 3379 5188.