Confira mestrados e doutorados da UFSJ que recebem inscrições

Publicada em 06/02/2020

O início do período letivo da pós-graduação na UFSJ está previsto para o dia 2 de março. Até lá, graduados nas mais diversas áreas podem aproveitar para garantir sua vaga em algum dos mestrados e doutorados que abrem inscrições. Há processos seletivos em andamento tanto para disciplinas isoladas quanto para alunos regulares, em Mestrado e Doutorado.

Confira os Programas que publicaram edital de processo seletivo:

Artes Cênicas

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFSJ) lançou edital para preenchimento de 20 vagas no curso de Mestrado, divididas nas seguintes linhas de pesquisa: “Cultura, Política e Memória”, com oito vagas, e "Performance, Processos e Poéticas Artísticas”, com 12 vagas.

O período de inscrições vai de 1º a 24 de abril de 2020. A documentação deve ser enviada para o e-mail ppgac_selecao@ufsj.edu.br e a seleção envolve prova escrita, avaliação do anteprojeto e análise de currículo. O procedimento completo e a documentação necessária podem ser consultados na página do PPGAC

Geografia

O Programa de Pós-Graduação em Geografia receberá inscrições, de 17 a 20 de fevereiro, para interessados em cursar disciplinas isoladas. O pré-requisito exigido é ser portador de diploma de curso superior.

Os interessados deverão enviar o formulário de inscrição devidamente assinado pelo e-mail ppgeog@ufsj.edu.br. Para mais informações sobre o processo de inscrição clique aqui.

Artes, Urbanidades e Sustentabilidades

O Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ (Pipaus) recebe, de 10 a 13 de fevereiro, inscrições para seleção de alunos para cursarem disciplinas isoladas no Mestrado. São 36 vagas distribuídas em seis disciplinas. Podem concorrer às vagas candidatos com curso de graduação concluído em qualquer área. Para saber mais sobre o processo de inscrição, critérios para seleção e documentos de matrícula, consulte o edital.

Psicologia

Para o primeiro semestre de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia oferece as seguintes disciplinas isoladas: "Perspectivas Teóricas Predominantes nos Estudos Sobre a Deficiência", "Psicanálise, Clínica e Arte" e "Saúde Mental: Clínica, Política e Subjetividade".

As inscrições devem ser feitas entre 27 e 28 de fevereiro pelo e-mail ppgpsi@ufsj.edu.br. Mais informações pelo telefone (32) 3379-5140 e no site https://ufsj.edu.br/ppgpsi/disciplina_isolada.php

Bioengenharia

O Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia prorrogou as pré-inscrições para mestrado e doutorado, que agora podem ser feitas até sexta, 7 de fevereiro. A área de concentração é "Engenharia de Sistemas Biológicos" e as linhas de pesquisas são "Bioengenharia de sistemas celulares e teciduais" e "Bioengenharia de Sistemas Neuronais".

A pré-inscrição é feita pela internet. O formulário deve ser impresso, preenchido, assinado pelo candidato, digitalizado e enviado ao Programa por meio de correio eletrônico. Veja edital na página https://ufsj.edu.br/ppbe/processo_seletivo.php