Exposição realça paisagem cultural da região

Publicada em 03/03/2020

Confidências da paisagem : espaço e memória. Esse é o título da exposição que a professora do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (Dauap), Zandra Miranda, inaugura nesta quinta-feira, 5, às 20h, no Centro Cultural da UFSJ.

Segundo a artista,  a mostra "explora plasticamente as associações entre espaço e memória que são inerentes à paisagem cultural da região das serras do Lenheiro e São José, buscando dar visibilidade aos seus segredos soterrados pelo tempo".

Séries escultóricas e relevos em cerâmica moldada e modelada à mão e pinturas executadas com pigmentos minerais e terras extraídas da própria paisagem são os suportes escolhidos para materializar este conjunto, que já circulou pela galeria da Unesp e teve itinerância em Portugal. A paisagem cultural de nossa região tem representados nesse conjunto os seus aspectos mineral, geológico, histórico e ainda biológico, valorizando uma longa parceria entre as pessoas e as plantas de nossa região.

Zandra Miranda é professora e artista, leciona no curso de Artes Aplicadas da UFSJ e ainda no Programa de Pós Graduação Interdiscipinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS), e participa de exposições no Brasil e no exterior, como recentemente, na Bienal de Aveiro, em Portugal.

(COM INFORMAÇÕES DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO)