Evento Bicicletada destaca mobilidade acessível

Publicada em 05/03/2020

No dia 29 de março, a partir das 8h, acontecerá a Bicicletada2020. O evento é realizado  pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) e o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste-MG), Campus São João del-Rei, e tem como objetivo incentivar a prática esportiva e o uso da bicicleta como meio de transporte, além de ressaltar a importância da mobilidade urbana inclusiva.

Substituto da Corrida de Rua, o evento pretende fazer da manhã de domingo um momento especial de lazer e conscientização, levando para as ruas da cidade praticantes do ciclismo, atletas, esportistas, famílias, comunidade interna e externa para um grande passeio, chamando a atenção para a importância da mobilidade urbana inclusiva.

A UFSJ, o UNIPTAN e o INSTITUTO FEDERAL, pretendem destacar a importância da promoção de uma mobilidade acessível, na qual o direito de ir e vir seja estendido a todos, incluindo as pessoas que possuem mobilidade reduzida e diferença funcional (pessoas com deficiência).

Orientações aos participantes

Não é necessário inscrição para participar do evento. Os 150 primeiros ciclistas/cadeirantes a chegarem aos locais de concentração receberão um KIT com balão de gás, squeezepara água e uma plaquinha de conscientização a ser afixada na bicicleta ou na cadeira de rodas. A organização alerta para que os participantes verifiquem com antecedência as condições de sua bicicleta ou cadeira de rodas para evitar transtornos e acidentes durante o percurso.

Trajeto

O evento terá início às 8h para os cadeirantes, com concentração em frente ao UNIPTAN, na Av. Leite de Castro, saindo às 8h30, e seguirá em direção ao Campus Tancredo de Almeida Neves da UFSJ (CTAN). Para os demais participantes, a concentração será a partir das 8h30, no Campus Santo Antônio – UFSJ. O passeio ciclístico passará pela Rua Dr. Balbino da Cunha, seguindo em frente o Colégio N. Sra. das Dores, descendo a Rua Maria Tereza, continuando pela Rua Antônio Josino Andrade Reis, Av. Leite de Castro, Av. Visconde do Rio Preto, encerrando o percurso no CTAN.

Atividades

No Campus Tancredo de Almeida Neves da UFSJ acontecerão, até às 12h30, atividades educativas, de recreação e de conscientização da importância da mobilidade urbana e acessível por meio de vivências e apresentações culturais. No local serão montadas tendas de infraestrutura do evento, de promoção da saúde, do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha /Regimento Tiradentes e de lojistas de bicicletas e materiais ortopédicos. Haverá ainda sorteios de brindes aos participantes.