Envio de propostas para Inverno Cultural termina nesta terça (10)

Publicada em 10/03/2020

O período de envio de propostas artístico-culturais para o 32° Inverno Cultural UFSJ, nas áreas de Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música, termina nesta terça-feira (10/3), às 17h. Um dos maiores festivais de artes de Minas Gerais neste ano acontece de 18 a 26 de julho em São João del-Rei. 
 
Podem se inscrever pessoas jurídicas devidamente constituídas, com ou sem fins lucrativos, nacionais ou estrangeiras – desde que exerçam suas atividades com regularidade no país –, individualmente ou em grupo, com representação própria ou por meio de representante legal. Os valores pagos aos artistas variam entre R$ 1 mil e R$ 10,5 mil.
 
O Edital 001/2020/UFSJ/Proex prevê diferentes modalidades de atividades artístico-culturais, classificadas conforme o porte do evento, a carga horária, a trajetória do grupo, dentre outros parâmetros que o proponente deve selecionar no formulário online.
 
Hotxuá
 
A temática do 32º Inverno Cultural UFSJ se inspira na prática cômica ritualística do sacerdote do riso, denominado Hotxuá na cultura Krahô, etnia indígena que habita o norte do Estado de Tocantins. A intenção é problematizar a alegria como elemento-base da sociedade, na qual o brincar e o fazer rir se constituem como práticas necessárias para o estabelecimento de laços, harmonia, equilíbrio social e resistência. Ao assumirem suas contradições, os palhaços sagrados atuam com o corpo, tornando-se conhecedores de si, por transitarem e transgredirem as dicotomias do mundo. Assim, a alegria, o riso e o humor, intensificados pela força dos povos originários que habitam o Brasil, se apresentam como formas disruptivas, meios capazes de afirmar a vida.
 
A temática do evento é um norteador e um incentivo aos proponentes, para a elaboração e articulação entre festival e artista.