UFSJ define medidas sobre funcionamento da instituição

Publicada em 17/03/2020 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei editou Portaria 113/2020 para tratar sobre o regime de trabalho nos campi e outras atividades acadêmicas em razão da pandemia de Covid-19.

A elaboração do plano de trabalho de cada setor exigido na portaria deverá ser desenvolvida e entregue até sexta-feira (20/3).

Além disso foi editada a Resolução/CONEP nº 002, de 17/03/2020, que suspende o Calendário Acadêmico da Graduação e da Pós-graduação 2020 para os cursos presenciais da UFSJ.

Entre as medidas, estão:

1. Adoção de revezamento de servidores e/ou trabalho remoto durante o período de crise, além de flexibilização de jornada de trabalho e redistribuição espacial da força de trabalho;

2. Suspensão da seleção de novos estagiários pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp)

3. No caso da necessidade de trabalho presencial, deverá ser respeitada a recomendação de manter, no mínimo, dois metros de distância entre os servidores;

4. Autorização de trabalho remoto para pessoas com 60 anos ou mais; doentes crônicos ou imunodeficientes; responsáveis por cuidado de suspeitos de Covid-19; gestantes ou lactantes; além de pais que tenham filho em idade escolar ou inferior no caso de suspensão de funcionamento de escolas e creches;

5. Suspensão de eventos na Universidade.

Esclarecimento: os servidores técnico-administrativos deverão, em caso de trabalho remoto, incluir a ocorrência "Trabalho Remoto Covid-19" no Sigrh. É possível fazer essa inclusão acessando o sistema por meio de computadores fora da UFSJ.

Em relação aos terceirizados, a UFSJ editará outra norma junto às empresas contratadas para tratar sobre o regime de trabalho.

A Reitoria e o Comitê de Emergência da UFSJ para Plano de Ações Referentes ao Coronavírus (SARS-COV-2) continuam acompanhando os desdobramentos da pandemia e poderão adotar outras medidas que serão prontamente divulgadas para a comunidade acadêmica. Uma nova reunião está marcada para a próxima quinta-feira (19/3).

Apesar da situação de crise, é importante evitar o pânico e seguir a recomendação de isolamento social para mitigar o avanço da doença, devendo ser evitado, na medida do possível, frequentar locais com aglomeração de pessoas.