Funcionamento da UFSJ no período da pandemia: perguntas e respostas frequentes

Publicada em 18/03/2020

1 - A UFSJ decretou isolamento social?

R.: Não. Somente as autoridades governamentais (federal, estadual ou municipal) podem decretar o isolamento social, seja ele parcial ou total. A UFSJ tomou medidas para a redução do risco de infecção e contágio pelo novo coronavírus SARS-COV-2, causador da COVID-19.

2 - A UFSJ determinou a suspensão das atividades de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos?

R.: A UFSJ tomou medidas para evitar aglomerações no âmbito de sua comunidade. Somente o calendário acadêmico está suspenso. Demais atividades dos docentes e dos servidores técnico-administrativos podem ser feitas de acordo com a Portaria 113 de 17 de março de 2020.

3 - Quais são os objetivos das medidas tomadas pela UFSJ?

R.: Evitar aglomerações e proporcionar ambientes de trabalho que não favoreçam o contato entre servidores e o possível contágio pelo novo coronavírus.

4 - Algum servidor técnico-administrativo ou docente está liberado de suas atividades?

R.: Todos os servidores precisam manter suas atividades de acordo com as possibilidades estabelecidas pela Portaria 113, de 20 de março de 2020, a saber: revezamentos; teletrabalho; melhor distribuição física da força de trabalho presencial; flexibilização dos horários de início e término da jornada de trabalho; redução ou suspensão do atendimento presencial interno ou externo, priorizando a utilização das plataformas digitais e telefonia, mantendo apenas o fluxo de documentação indispensável.

5 - Algum servidor da UFSJ pode ser dispensado de suas atividades presenciais, operando exclusivamente por meio remoto?

R.: Sim. Estão autorizados a trabalhar exclusivamente por meio remoto os servidores e empregados públicos: com 60 anos ou mais; imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves; responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de COVID-19, desde que haja coabitação; e as servidoras e empregadas públicas gestantes ou lactantes.

6 - Como os servidores devem solicitar às chefias para trabalhar exclusivamente por meio remoto?

R.: Os servidores que são elegíveis para trabalhar por meio remoto devem informar à chefia imediata por meio dos anexos constantes na Portaria 113 de 17 de março de 2020 que podem ser acessados neste link: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ascom/PORT113%20-%20Medida%20emergencial%20Corona(1).pdf

7 - Como fica a situação dos terceirizados?

A situação dos terceirizados é regulada pela Portaria 116/2020 da UFSJ (veja aqui). Também entre eles devem se afastar do ambiente de trabalho os idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes, cuidadores de pessoas com suspeita ou diagnóstico de COVID-19. Aqueles que trabalham em serviços essenciais continuam com suas rotinas habituais, mantidos os cuidados necessários para evitar o contágio. Os demais deverão estabelecer com os gestores de contrato as formas de continuidade dos serviços.

8 - Como será o atendimento da UFSJ ao público externo durante esse período de combate à pandemia?

O atendimento será feito de forma primordialmente online ou por telefonia, salvo especificidades determinadas e informadas por cada setor ou Pró-Reitoria, bem como rotinas que envolvam fluxo de documentação indispensável.

9- O calendário do Sisu, de concursos e seleções está mantido?

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) informa que será mantido o cronograma da chamada de lista de espera, com convocação dos candidatos até sexta-feira (20/3)

Já a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) informa que todos os concursos, seleções e editais em andamento estão suspensos por tempo indeterminado. Mais detalhes sobre a decisão serão informados nos próximos dias pelos canais oficiais da UFSJ.

10 - E como fica o funcionamento dos restaurantes universitários?

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) informa que todos os restaurantes universitários ficarão fechados, por tempo indeterminado, inclusive o do campus Santo Antônio, que funcionou até sábado (21/3).

11 - Qual a recomendação para quem está na Moradia Estudantil?

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) recomenda:

1. àqueles que decidirem retornar às suas cidades de origem: certifiquem-se das condições para o deslocamento seguro;

2. àqueles que desejem permanecer na Moradia Estudantil: agendar horário para atendimento presencial na Proae para orientações e suporte adequado; e

3. àqueles que desejem retornar às suas cidades de origem e estiverem com dificuldades para o deslocamento: CLIQUE AQUI e responda o formulário "Deslocamento residentes Moradia Estudantil". Os estudantes que já enviaram suas demandas pela Comissão de Moradia não precisam preencher o formulário.

Para agendar seu horário, envie e-mail para proae@ufsj.edu.br.

12 - Como está o funcionamento dos pontos de xerox?

A Divisão de Prefeitura de Campus informa que, devido às mudanças no quadro de pandemia de Covid-19, todas os pontos de xerox ficarão fechados a partir de sexta-feira (20/3).