Orientações da UFSJ para o cuidado com a saúde mental

Publicada em 30/03/2020 - Fonte: ASCOM

O período de “quarentena” é um desafio para a maioria de nós. O isolamento social pode trazer à tona sintomas como ansiedade, depressão, pensamentos de pânico ou fobias.

A UFSJ suspendeu as aulas e as atividades presenciais por tempo indeterminado. O funcionamento acadêmico e administrativo se caracteriza por intenso contato interpessoal, socialização e comunicação presencial. Por isso, durante esse período, sensação de solidão, monotonia e tédio podem estar presentes.

Aos discentes, a UFSJ recomenda que continuem em casa, cuidando de si e dos outros. Tentem manter uma rotina de produtividade, invistam em exercícios físicos, dediquem tempo a atividades ligadas ao lazer e tentem estar perto, ainda que fisicamente longe, de seus familiares e amigos, por meio de chamadas de voz ou de vídeo.

Aos servidores, terceirizados e demais colaboradores da UFSJ, em caso de trabalho remoto, a recomendação é buscar equilíbrio entre os afazeres e o tempo de descanso. É importante criar um ambiente que propicie a realização das atividades e não permanecer nele nos períodos de pausa ou finalização de expediente.

É importante entender o período de isolamento como algo passageiro, mas necessário, que tem o objetivo de preservar a saúde de todos. Pensar no todo, ainda que para isso tenhamos que agir individualmente.

Atendimento psicológico
Os encontros presenciais oferecidos pela UFSJ também estão suspensos por tempo indeterminado. Entretanto, os servidores podem entrar em contato com a Progp via e-mail a qualquer momento.

Já os alunos, para obter informações sobre atendimentos por meio das redes sociais, chat online ou chamadas de vídeo, devem entrar em contato com a psicóloga lotada na Proae, pelo e-mail institucional da psicóloga. Já o pedido de novas guias de atendimento por profissionais credenciados deve ser feito ao e-mail do setor de atendimento da Proae no campus do aluno.