Covid-19: medidas gerais de prevenção e controle

Publicada em 30/03/2020

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia divulgou documento com perguntas e respostas sobre o novo coronavírus. Apesar de direcionado a servidores e empregados públicos, o material se faz útil a toda população.

Como ações preventivas contra a Covid-19, é ideal lavar frequentemente as mãos com água e sabonete, higienizar as mãos com álcool em gel, cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas, evitar aglomerações, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais e buscar o serviço de saúde apenas quando apresentar sintomas compatíveis com o coronavírus (febre, tosse e/ou dificuldade para respirar).

Para que haja um efetivo controle da propagação do novo coronavírus, é recomendada a suspensão de viagens internacionais a lazer ou a trabalho durante o estado de emergência de saúde pública. Eventos e reuniões também devem se manter suspensas.

Sobre as jornadas de trabalho, algumas medidas podem ser tomadas para garantir o bem estar dos trabalhadores e diminuir a transmissibilidade da Covid-19. A primeira delas é a adoção de regime de jornada em turnos alternados de revezamento ou trabalho remoto (se abranger suficientemente as atividades desenvolvidas). Outra medida seria a flexibilização dos horários de início e término da jornada de trabalho, inclusive dos intervalos, mantida a carga horária diária e semanal prevista em lei.

Leia as medidas gerais do Ministério da Economia de forma completa aqui.

Saúde Mental e Covid-19
A Organização Mundial da Saúde também divulgou dicas para garantir a saúde mental e oferecer bem-estar psicossocial durante a pandemia do novo coronavírus. Confira as diretrizes originais aqui.

Para a população em geral, são recomendadas algumas ações básicas de tolerância e solidariedade: não associar o vírus a uma etnia ou nacionalidade; não se referir às pessoas que estão infectadas como “casos de coronavírus”, “vítimas” ou “doentes”, pois a infecção não define essas pessoas; fugir de rumores e informações equivocadas para diminuir estresse e ansiedade, buscando se informar pelos canais de autoridades locais de saúde; ajudar ou buscar ajuda nas pessoas ao redor; tentar divulgar histórias positivas, uma vez que a circulação de bons acontecimentos serve de alívio, estímulo e fortalecimento às pessoas; e inspirar-se nos cuidadores e profissionais da saúde, mantendo seguras as pessoas mais próximas.

Os trabalhadores de saúde devem redobrar os cuidados com a saúde mental por estarem em um momento de pressão e estresse, e manejar esses sentimentos é tão importante quanto cuidar da saúde física. É recomendável que o profissional tire um tempo para cuidar de si, adotando estratégias básicas como descanso, boa alimentação, atividades físicas, e manter o contato, mesmo que virtual, com família e amigos. Na busca por apoio social, é recomendável contar com os colegas de profissão e outras pessoas de confiança que estão passando pela mesma situação.

A OMS também dá instruções aos cuidadores de crianças e idosos. Para as crianças, recomenda-se incentivo para expressar seus sentimentos de tristeza ou medo, contato regular com membros da família, rotina diária com atividades de com a idade da criança e que se converse sobre a Covid-19 de forma direta e honesta.

É aconselhável que os cuidadores de idosos deem suporte emocional e prático, por meio da família ou de profissionais de saúde, pois a situação de isolamento pode gerar estresse e ansiedade. Dividir com com pessoas idosas informações de forma precisa, direta, respeitosa e paciente sobre a atual situação pode ajudar.

Para informações aplicáveis à realidade institucional, leia matéria nesta página.