Inep divulga mudanças nos editais para o Enem 2020

Publicada em 07/04/2020

No último dia 31, o Inep divulgou os editais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Neste ano, a prova será aplicada nas versões digital e impressa.

Será a primeira vez que o exame terá versão digital. No total, 100 mil candidatos poderão escolher essa modalidade no ato da inscrição. O Governo estima que, até 2026, o Exame será totalmente digital.

A estrutura da prova será idêntica à da versão impressa. Os inscritos deverão ir ao local da avaliação e responder as 45 questões de cada área do conhecimento (Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias). A redação, porém, será mantida no papel.

As inscrições para o Enem 2020 estão agendadas para o período de 11 a 22 de maio, na Página do Participante ou via aplicativo (apenas uma versão poderá ser escolhida). É válido ressaltar que, após o término da inscrição, não será possível fazer nenhuma alteração.

O valor da taxa permanece o mesmo da edição anterior: R$ 85, que devem ser pagos até 28 de maio, em qualquer agência bancária, casa lotérica e agências dos Correios, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). A solicitação de isenção da taxa de inscrição vai até 17 de abril.

O edital ainda mantém a data de aplicação da prova impressa: dias 1º e 8 de novembro. A data do Enem digital acontece em 11 e 18 de outubro.

O cronograma completo pode ser conferido no site do Inep.