UFSJ comemora 33 anos de federalização nesta terça (21)

Publicada em 21/04/2020

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) comemora, nesta terça-feira, 21, o aniversário de 33 anos de federalização. No ano de 1987, a Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (Funrei) passava a funcionar a partir da união da Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, cujas atividades iniciaram em 1954, mantidas pela Inspetoria de São João Bosco; e da Fundação Municipal de São João del-Rei, mantenedora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Faceac) e da Faculdade de Engenharia Industrial (Faein).

Ao longo desses anos, a UFSJ tem cumprido o papel fundamental de levar uma educação de qualidade para as cidades (e regiões) onde está inserida, com foco especial na formação de professores. Certamente, eles vão atuar na transformação social no interior de Minas Gerais e mesmo de outros estados, já que a UFSJ atrai estudantes dos mais diversos lugares do Brasil.

Além de docentes, a Universidade também forma profissionais das mais diversas áreas: da engenharia à saúde; da biotecnologia às ciências humanas; das ciências exatas às ciências da terra. E temos a certeza de que nossos estudantes serão profissionais de êxito.

Além do ensino, a UFSJ sabe da importância da pesquisa e da extensão para uma formação completa. Não é à toa que somos a segunda universidade brasileira em impacto de pesquisas no mundo, segundo relatório da empresa Clarivate Analytics. Isso significa que temos uma produção científica de qualidade, pois, além de sermos lidos, somos citados por pesquisadores de outros países.

Que pelos próximos anos a UFSJ continue a cumprir com o papel de ser um polo de excelência na formação dos nossos jovens, contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.