UNE e ANPG lançam plataforma Ciência Salva Vidas

Publicada em 22/04/2020

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lançaram, semana passada, o site Ciência Salva Vidas. O objetivo da plataforma é
mapear as instituições públicas de Ensino Superior que vêm desenvolvendo iniciativas contra o novo coronavírus, no intuito de facilitar estratégias de financiamento, além de divulgar as ações de cada universidade.

Para contribuir, os interessados podem fazer doações pela plataforma de arrecadação vakinha, pelo pagseguro ou ainda realizar um depósito bancário na conta da UNE. O valor arrecadado, de acordo com o site, será usado na subvenção de projetos e ações em desenvolvimento, como a distribuição de cestas básicas e produtos de higiene para a população de rua e famílias que estejam sem renda no momento, o que será feito a partir da doação dos recursos para associações de moradores de rua e movimentos da periferia. Os recursos e materiais serão destinados ao Estado de origem de cada doador.

De acordo com o levantamento feito pela UNE e pela ANPG, já são 36 instituições públicas de Ensino Superior trabalhando no combate à pandemia. Dentre as ações destacadas, estão a produção de álcool em gel, máscaras, testes para a Covid-19, softwares de monitoramento de infectados e coleta de dados, bem como a produção e manutenção de respiradores pulmonares.