Apac produz máscaras de proteção ao novo coronavírus

Publicada em 22/04/2020

A Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de São João del-Rei está produzindo e doando à população máscaras para prevenção ao novo coronavírus. Já foram confeccionadas mais de quatro mil máscaras, numa média de 230 por dia.

A primeira remessa foi possível pela doação do Supermercado Bergão de quatro rolos de TNT e um rolo de elástico. Os recuperandos da Apac feminina e da Apac masculina moldam e costuram as máscaras, devolvem-nas para o parceiro, que as encaminha para a comunidade.

Cerca de 700 máscaras já foram encaminhadas a órgãos locais. A Santa Casa de Misericórdia, o Laboratório Carlos Chagas, a Associação Comercial e Industrial de São João del- Rei, o Conselho Tutelar e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública da cidade foram beneficiados pela iniciativa. Além desse público, os recuperandos em prisão domiciliar e os funcionários da Apac também receberam as máscaras. E mais: o Sesc Minas fechou parceria com a Apac, viabilizando a produção de 40 mil máscaras durante a pandemia.

Segundo o presidente da Associação, Antônio Carlos Fuzatto, essa ação solidária é uma forma de os recuperandos contribuírem com a sociedade, reafirmando, ainda, o compromisso da entidade no combate ao coronavírus e à promoção do cuidado com os mais necessitados.

Juely Santos é artesã e voluntária na Apac há um ano. Sempre presente, ela foi responsável por criar os moldes das máscaras de proteção. A modelista destaca que está sendo gratificante ajudar nessa ação. “O projeto é positivo porque a gente pode fazer parte da reintegração dos recuperandos. Sempre que me chamam eu vou!”

A fabricação das máscaras segue as orientações do Ministério da Saúde: TNT dobrado e elásticos na ponta; uso individual e intransferível; vida útil de duas horas, podendo ser lavada com água sanitária ou sabão para ser reaproveitada.

A Apac tem como objetivo produzir 20 mil máscaras ao longo do mês. Há, porém, demanda de mais máquinas de costura reta e overloque. Interessados em doar insumos e equipamentos, podem entrar em contato com a Apac masculina no número (32) 98845-0679 e com a feminina no (32) 98852-5728. Os e-mails de contato são apacsaojoaodelrei@gmail.com e apacfemininasjdr@gmail.com