UFSJ lança site para divulgar pequenos empreendedores durante a pandemia

Publicada em 24/04/2020

O Departamento de Computação da UFSJ (DComp) desenvolveu uma ferramenta para auxiliar pequenos empreendimentos no período da pandemia do Covid-19. Trata-se do Boca a Boca Virtual, uma plataforma online que permite o cadastro de produtos e serviços de todos os segmentos e promove a divulgação na rede.

Através do Boca a Boca, cada empreendedor apresenta as informações básicas de seus serviços e produtos, como contato, formas de pagamento e entrega. Ao acessar o site, deve-se selecionar uma cidade e, então, acessar uma lista geral de estabelecimentos cadastrados. É possível filtrar a busca de acordo com o segmento e localização. A plataforma também permite comentários de todos os usuários. Qualquer dispositivo conectado à internet pode acessar a ferramenta.

O professor Leonardo Rocha, que participou da iniciativa, conta que ela surgiu já durante a quarentena. Do contato e discussões com os estudantes surgiu a ideia. Muitos dos estudantes são de famílias envolvidas com pequenos comércios ou prestação de serviço. "Vimos então a oportunidade de criar esse espaço virtual para esses pequenos empreendimentos", conta Leonardo.

O DComp nunca havia desenvolvido qualquer projeto semelhante a esse. Quando tudo começou, ao final de março, a equipe era formada pelo professor e outros três estudantes. "À medida que o projeto foi encorpando, quanto mais complexo foi ficando, incorporamos mais estudantes", destaca. O time ainda contou com os reforços de dois técnicos administrativos e estudantes egressos da UFSJ.

Para garantir a confiabilidade das informações disponíveis no Boca a Boca, existem os curadores, que recebem os formulários enviados pelos empreendedores e fazem uma avaliação. E são esse curadores que autorizam a postagem das informações no site.

Nas primeiras 24h de funcionamento, cerca de 100 empreendimentos foram cadastrados na ferramenta. Representando 15 cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. De lá para cá, o número de cadastros aumentou, estendendo o alcance do Boca a Boca Virtual até Salvador e Vitória.