UFSJ oferece acolhimento psicológico gratuito aos profissionais de saúde

Médico vetor criado por freepik - br.freepik.com</a>
O Departamento de Psicologia (DPSIC) da UFSJ está oferecendo atendimento virtual aos profissionais da rede de saúde de São João del-Rei e sua microrregião. As ações são desenvolvidas pelo projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise intitulado Urgência Subjetiva, aprovado no Programa de Enfrentamento à Pandemia, lançado pela UFSJ em março. Ele está atuando em parceria com outro programa de docentes do DPSIC intitulado “Cuidando de quem cuida”. Os dois projetos contam com o apoio organizacional do Serviço de Psicologia Aplicada do DPSIC.

A equipe do projeto Urgência Subjetiva conta com um grupo de 35 voluntários supervisionados por seis professores do curso de Psicologia e realiza os atendimentos com foco na situação atual. O Cuidando de Quem Cuida conta com uma equipe de 20 voluntários entre Docentes do DPSIC e profissionais. “Este acolhimento [...] tem como objetivo permitir que esses profissionais possam falar sobre as questões e sofrimentos que toda esta situação de pandemia pode estar causando em casa um, de modo particular”, conta a psicóloga clínica e voluntária do projeto, Jéssyca Carvalho Lemos.

Para o professor Roberto Calazans, um dos coordenadores do projeto, o cuidado com a saúde mental neste período de isolamento é crucial. “O isolamento pode gerar ansiedade, depressão, arroubos de violência. [...] Mas para alguns, o isolamento gera calma também. O importante é cada um descobrir um modo de manter os laços que foram prejudicados com o isolamento”, avalia.
 
Os interessados devem entrar em contato com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) através do email spa@ufsj.edu.br, pelo site ou pelo preenchimento de formulário on-line


Publicada em 04/05/2020
Fonte: ASCOM

 Voltar