Campanha "Você pode ajudar a parar a covid-19": máscaras

A Universidade Federal de São João del-Rei lançou nesta segunda-feira, 4 de maio, a campanha "Você pode ajudar a parar a covid-19". O objetivo é ajudar cada indivíduo a ser um agente de combate à expansão do vírus. O primeiro tema que a campanha aborda são as máscaras.

O uso de máscaras se tornou obrigatório por lei em transportes coletivos e estabelecimentos comerciais ou públicos de Minas, como forma de reduzir o avanço da Covid-19. Algumas cidades foram além, e exigem o uso nas ruas. Isso porque as máscaras impedem que outras pessoas compartilhem o mesmo ar e bloqueiam as principais portas de entrada de vírus (boca e nariz). Servem, ainda, como barreira para evitarmos colocar as mãos na boca e nariz.

Inicialmente o uso era indicado apenas para profissionais da saúde e para pessoas com sintomas da Covid, uma vez que as máscaras cirúrgicas já estavam em falta no mercado. Com o crescimento de casos, entretanto, todos devem usá-las. Mas, para alcançar bons resultados, é preciso saber que tipo de máscaras comprar ou fazer, e como utilizar.

1. Compre máscaras de tecido reutilizáveis, com pelo menos duas camadas;

2. Se não puder comprar, ou caso prefira, faça você mesmo, seguindo tutoriais na internet, como este aqui que publicamos recentemente: LINK

3. Encomende de pessoas que costuram em sua cidade, assim você também ajuda pequenos negócios.

4. Não se esqueça: lave antes do primeiro uso e sempre que for usar novamente.

5. Ah, e claro, lugar de máscara é cobrindo nariz e boca o tempo todo, e não pendurada nas orelhas e no pescoço. Após ser retirada, não deve ser usada novamente antes de lavar.

Acompanhe diariamente nossa campanha, acessando os veículos oficiais da UFSJ: site de notícias, Facebook, Instagram.


Publicada em 05/05/2020
Fonte: ASCOM

 Voltar