Otimismo marca primeiro dia de trabalho da nova gestão

Publicada em 13/05/2020

A nova equipe administrativa da UFSJ anunciada ontem pelo reitor Marcelo Pereira de Andrade finalizou seu primeiro dia de trabalho em reunião on-line coletiva nesta terça-feira, 12 de maio. Em que pesem os desafios de um início de trabalho a distância, devido ao isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, o sentimento dominante foi o otimismo, embasado na boa receptividade das equipes que vão conduzir. “A disponibilidade para um diálogo aberto vai tornar essa transição mais confortável”, avaliou a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Conceição Assis de Souza Santos.

Cada um dos sete pró-reitores fez um breve relato do primeiro contato com seu pessoal, destacando a agenda de reuniões remotas programadas para a semana, já pensando também no levantamento dos primeiros dez dias de trabalho, solicitado pela Reitoria. É um período que será dedicado, segundo a vice-reitora Rosy Maciel, ao conhecimento dos inúmeros detalhes específicos que caracterizam as rotinas administrativas da UFSJ.

Em seguida, o reitor chamou a atenção para o compromisso de, nos próximos quatro anos, executar o programa de campanha da melhor maneira possível, atendendo às demandas da comunidade, a partir da capacidade humana e técnica de sua equipe. “Quero ressaltar nosso papel de mediadores, inseridos no princípio universitário do educar.”

A diretriz é a construção coletiva desse aprendizado em gerenciamento de uma instituição pública de ensino superior, que deve ser independente, inclusiva e transparente. Para tanto, o caminho é o trabalho solidário, levado a cabo com serenidade, responsabilidade e dedicação. “Temos uma tarefa a cumprir, e vamos cumpri-la”, afirmou Marcelo Andrade.