<i>Pandemoinho</i> discute saúde mental e prevenção ao suicídio

Publicada em 14/05/2020

O projeto Pandemoinho – reflexões sensíveis, éticas e críticas tem como objetivo discutir a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, de modo a reforçar a importância do cuidado com a saúde mental durante o período de isolamento social. É uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Valorização da Vida e Suicidologia do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, coordenado pelas professoras Nadja Cristiane Lappann Botti e Jacqueline de Almeida Machado.

A ideia surgiu como um desdobramento do podcast Prosas: saúde mental em tempos pandêmicos, criado pela professora Nadja Cristiane no começo do período de quarentena. São cinco “prosas”, disponíveis na plataforma link tree, a partir do perfil @nadja.cristianelappannbotti no Instagram. Os primeiros episódios surgiram da demanda de estudantes e profissionais da área de Saúde Mental em relação ao momento delicado pelo qual estamos passando.

A ação se vale também de conteúdos multimidiáticos para abordar a temática. “São diálogos imaginários com personagens fictícios, autores e artistas, ilustrações, poemas e músicas, ressaltando as inquietações, medos e lutas, com humor e liberdade poética”, informa Jacqueline. O projeto investe, ainda, na realização de reuniões com profissionais da Psicologia, área de formação das coordenadoras, para tratar do manejo dos riscos decorrentes do isolamento social, além de ações de prevenção ao suicídio.