<i>Saudade dos Avós</i>: podcast para geroalfabetizar

Publicada em 21/05/2020

Buscando trazer o envelhecimento populacional para o campo da Educação, a professora Mônica de Ávila Todaro, do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (Deced), criou o podcast Saudade dos Avós. O programa faz parte do projeto de pós-doutoramento de Mônica, intitulado Educação e diversidade etária: a importância de ler o mundo que envelhece, voltado para a geroalfabetização, área que pesquisa o processo de envelhecimento humano, com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade.

Pensando no bem-estar da Terceira Idade, a educação gerontológica pode minimizar o preconceito etário e a violência. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2016), estima-se que o número de brasileiros, maiores de 60 anos, deve chegar a 25% da população até 2060. Com essa previsão de aumento da expectativa de vida do brasileiro, se faz necessário pensar no conforto e na qualidade de vida do idoso.

O podcast conta com a colaboração de Marina Jardim Fraga, responsável pela edição, e a participação de atrizes e atores que narram histórias de obras de literatura infantil que trazem personagens idosos. Para Mônica, a quarentena, em função da pandemia da Covid-19, implicou num afastamento geracional. ‘‘Crianças e idosos sentem falta dos encontros presenciais. Ouvir histórias minimiza a dor da saudade.’’

Sai um novo episódio semanal de Saudade, sempre às sextas-feiras, que pode ser ouvido em diversas plataformas.