Projeto de extensão promove curso de alfabetização computacional

Publicada em 26/05/2020

Entre os dias 18 e 28 de maio, o projeto de extensão Saberes Digitais oferece curso on-line gratuito de ferramentas computacionais a alunos do Ensino Médio. O conteúdo será dividido em aulas expositivas, aplicação de questionários e dinâmicas. Ao todo, serão disponibilizadas nove aulas com uma hora de duração, em um horário a ser combinado com os alunos que fizeram sua inscrição. 
 
Em conjunto com o professor Dárlinton Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação (Dcomp), o projeto tem como objetivo promover o contato e alfabetização digital de forma ampla da população. Tendo em vista o isolamento social, o curso está funcionando de forma totalmente virtual. 
 
A estudante de Engenharia Elétrica, Stephanie Lopes, integrante do projeto, diz ser importante dar continuidade ao curso, mesmo que no formato a distância. “Além de manter os alunos ocupados e produtivos durante esse período, o curso estimula a busca do desenvolvimento de raciocínio lógico, além de abordar as principais ferramentas computacionais utilizadas atualmente”, explica.
 
Saberes digitais
Além de promover a alfabetização computacional e o desenvolvimento de habilidades por meio da utilização de ferramentas, o projeto Saberes Digitais traz a educação computacional de forma abrangente e acessível, em razão da importância dos jovens dominarem as ferramentas e tecnologias que mudarão o jeito como eles vão fazer as atividades do dia a dia. 
 
Esta ação faz parte do conjunto apoiado pelo edital PIE-COVID-19. Caso uma pessoa tenha interesse no conteúdo, mas não tenha feito a inscrição, pode entrar em contato com a estudante através do e-mail lopesstephanie2016@gmail.com, para assim ser analisado a viabilidade de disponibilizar o material ou as aulas gravadas.