UFSJ realiza debate virtual sobre doenças infecciosas

Publicada em 28/05/2020

O Grupo de Controle e Modelagem do curso de Engenharia Elétrica da UFSJ promoveu um seminário virtual sobre a dinâmica das doenças infecciosas, com ênfase no caso da Covid-19. Transmitido em formato de palestra, foi ministrado pelo espanhol David Alonso, membro do Centro de Estudios Avanzados de Blanes, em Girona.

No seminário foi apresentada uma visão geral da dinâmica das doenças infecciosas, como o novo coronavírus e os principais conceitos e termos técnicos que envolvem a temática. Em seguida, o físico e biólogo tratou de questões específicas da Covid-19.

David Alonso formou-se em Física e Biologia pela Universidade de Barcelona, ainda nos anos 1990. Posteriormente, doutorou-se em Física Aplicada e Computacional, pela Universidade Politécnica da Catalunha. Sua pesquisa tem como tema as mudanças climáticas com aplicação no estudo das doenças infecciosas.

O professor trabalhou em universidades da Europa e em Michigan, nos EUA e, atualmente, é pesquisador do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha. David também é co-fundador do Laboratório de Biologia da Computação do Centro de Estudos Avançados de Blanes, na Espanha.

Com o título A dinâmica das doenças infecciosas: o caso do Covid-19, a íntegra da palestra transmitida pela plataforma Zoom pode ser acessada aqui, com tradução simultânea para o português.