Grupo lança pesquisa para avaliar reflexo da pandemia nas produções acadêmicas

Publicada em 29/05/2020

O Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade (Gpeale) lançou um formulário sobre as atividades acadêmicas desenvolvidas por estudantes durante a pandemia, com o objetivo de investigar como estão encarando a situação atual e quais os reflexos dela em sua produção. O grupo é formado por 16 pesquisadores da UFSJ, da UFPE, da UPE, da UFRN e da UEMG.

A pesquisa foi idealizada pela doutoranda e pesquisadora do grupo, Paula Santos, estando disponível até o final de julho. Os interessados devem acessar esse formulário. Os resultados da pesquisa serão publicados e divulgados para a comunidade acadêmica.

A professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, do Departamento de Ciências da Educação (Deced), aponta a importância da pesquisa frente a realidade delicada que os estudantes enfrentam. “As aulas estão suspensas na maior parte das universidades e não temos ideia de como os estudantes estão enfrentando essa realidade. Com quem estão contando, se estão tendo acesso a algum tipo de suporte financeiro, se suas atividades estão completamente paradas ou se continuam trabalhando em casa”, indaga a pesquisadora.

Para saber mais sobre o Gpeale, acesse a página do grupo.