Consu promove primeira reunião de 2020

Publicada em 02/06/2020

O Conselho Universitário (Consu) da UFSJ realizou nesta segunda-feira, 1º de junho, a primeira reunião do ano, presidida pelo reitor Marcelo Pereira de Andrade. Após três semanas de gestão, o encontro foi promovido no formato webconferência, de maneira inédita, e contou com a participação da vice-reitora, Rosy Maciel, de representantes do SindsUFSJ, da ADUFSJ e do Diretório Central dos Estudantes, totalizando cerca de 50 pessoas, entre conselheiros e convidados. De 9h às 17h30, o Conselho debateu os itens da pauta que trataram de diversos temas da Universidade.

O ponto que dominou as discussões foi a possibilidade de retorno às atividades didáticas dos cursos de graduação, de forma remota e em regime emergencial. Para o reitor Marcelo Andrade, qualquer decisão a ser tomada nesse sentido deve considerar a posição de docentes, discentes, técnicos-administrativos e terceirizados, pois a Universidade tem que prezar pela vida humana e pela segurança das pessoas. “Não sabemos quais as condições da nossa comunidade acadêmica para lidar com a retomada das aulas, mesmo que de forma remota. Também não sabemos como as pessoas estão”, destacou.

Membros do Consu reiteraram que o retorno às atividades didáticas, ainda que num regime emergencial, a distância, pode representar prejuízos para estudantes que tenham acesso limitado ou nenhum acesso à internet. Alguns dados foram apresentados para reforçar tais argumentos, como o fato de que mais da metade dos usuários de internet no país (59%) dispõe apenas de serviço pré-pago em banda móvel, imediatamente cortado assim que o crédito é consumido.

O Diretório Central dos Estudantes reforçou sua posição contrária à implementação das atividades emergenciais remotas para cursos presenciais. Estudantes de cada um dos campi da UFSJ estiveram presentes: Lucas Silveira (CCO), Lucas Lopes (CSL), Fabiana Leite e Letícia Arantes (Sede) e o conselheiro Amarildo de Sá (CAP). Para além da questão do acesso à internet, a entidade ressaltou que a qualidade do ensino seria gravemente prejudicada, principalmente em relação às disciplinas práticas de cada graduação.

Posse
A reunião da manhã marcou a posse de novos conselheiros e conselheiras, e analisou o Relatório de Gestão – Exercício 2019, aprovado anteriormente por ad referendum, que traz informações sobre o desempenho da UFSJ em relação às ações previstas no Plano Estratégico Setorial (PES), devendo ser enviado ao Tribunal de Contas da União, até a redistribuição de cinco professores da UFSJ para outras universidades, todas tendo como contrapartida a disponibilização de códigos de vagas para preenchimento posterior.

O reitor Marcelo Andrade considerou a reunião proveitosa, por trazer respostas às demandas da comunidade, fruto da qualidade dos debates e das decisões coletivas tomadas. “As reuniões do Consu devem ocorrer de forma dinâmica. Tivemos uma ótima participação e as discussões transcorreram de forma democrática”, afirmou.