Projetos idealizados no CAP fortalecem o combate à Covid-19

Publicada em 02/06/2020

O Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (DQBIO), do Campus Alto Paraopeba (CAP), tem executado várias ações de enfrentamento à Covid-19, desde o início do período de isolamento social, em meados do mês de março.

A primeira ação, A pior virose é a desinformação, feita em parceria com os alunos do PET BioSus e do PET Difusão do Pensamento como Ferramenta para a Cidadania, tratou do combate à Covid-19 e à dengue, divulgando informações científicas em linguagem acessível à população, por meio de posts publicados em redes sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram. A gerência das redes é feita por alunos dos grupos PET-CAP/UFSJ, sob tutoria dos professores Ênio Nazaré de Oliveira Junior e Marília Magalhães Gonçalves, com a colaboração da professora Izabel de Souza Chaves. O conteúdo postado vem de sites como os da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde, e de veículos que reúnem artigos científicos, como Scielo, ScienceDirect e PubMed Central.

Outra frente de atuação é o projeto De mãos limpas, de mão juntas, que prepara etanol glicerinado 70% e a montagem e distribuição de kits de higienização para populações em situação de vulnerabilidade do Jardim Panorama e da Ocupação Portelinha, em Ouro Branco. Os professores Isabel Cristina Braga Rodrigues, Rafael Mafra de Paula Dias e Sandra de Cássia Dias são os responsáveis pela iniciativa, que surgiu após postagem da Associação de Moradores do Jardim Panorama, relatando a dificuldade de algumas famílias do bairro em adquirir produtos de higiene pessoal.

Segundo Sandra Dias, professora do curso de Engenharia de Bioprocessos, a comunidade se engajou ativamente no processo, juntando embalagens para acondicionar a solução de etanol glicerinado. ‘‘Foi uma ação importante, pois economizamos na compra de embalagens, diminuindo o consumo de material plástico’’, declara. Depois de coletadas, as embalagens foram transportadas para o CAP, lavadas e desinfectadas.

Já foram entregues cerca de 145 kits de higiene à Associação dos Moradores do Jardim Panorama e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ouro Branco, que fez o repasse para 40 famílias da Ocupação Portelinha. A compra dos reagentes para a fabricação do etanol glicerinado 70% foi viabilizada pelo edital #TamojuntoADUFSJ, lançado pelo Sindicato dos Docentes da UFSJ. As ações coordenadas pelo DQBIO integram também o Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Covid-19.