Projeto de alfabetização de idosos em tempos de isolamento social

Publicada em 09/06/2020

O Grupo de Alfabetização de Pessoas Idosas, que integra os projetos de extensão da UFSJ, oferece aulas gratuitas, abertas à comunidade, tendo como foco maiores de 60 anos, em qualquer nível de alfabetização. O projeto, coordenado pela professora Mônica Todaro, do Departamento de Ciências da Educação (Deced), tem como objetivo assegurar o direito ao acesso à educação e à alfabetização, equalizando a exclusão daqueles que não puderam frequentar a escola.

Diante da situação da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado. A iniciativa, porém, se mantém durante o período de isolamento. A alternativa encontrada foi a criação de um grupo no WhatsApp, mesmo que nem todos os alunos que frequentam o programa tenham acesso à internet ou possuam celular. Os amigos se contam histórias por meios mais tradicionais, como o telefone fixo.

Por outro lado, essa escolha tem animado e encorajado as pessoas idosas a se aventurarem na tecnologia para enfrentarem os efeitos adversos do isolamento social. Segundo Mônica Todaro, “não é possível alfabetizar a distância, mas é importante estimular o exercício cognitivo das pessoas idosas.”

As atividades diárias, como áudios, imagens, textos, receitas e até diálogos sobre o cenário político, têm se mostrado potentes para a interação entre os participantes. “O isolamento social afeta todos nós. As pessoas idosas que frequentam o programa veem a UFSJ como um local de convívio social e relatam sentir falta da convivência presencial”, afirma a coordenadora.

Mais informações sobre o projeto pelo telefone (32)  98881 9763.