UFSJ é destaque no ranking de pesquisa mundial sobre educação

Publicada em 15/06/2020 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está entre as 30 melhores universidades do país, e subiu para o 4º lugar no ranking em Minas Gerais, de acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR), dos Emirados Árabes Unidos, para o World University Rankings 2020-21. Os dados foram divulgados na última segunda, 8 de junho. A pesquisa é elaborada desde 2012 e considerada um dos mais abrangentes rankings universitários mundiais, avaliando cerca de 20 mil universidades.

A UFSJ subiu posições tanto no ranking internacional quanto no comparativo com as universidades brasileiras. A instituição passou do 30º lugar no Brasil para a 28ª posição. No levantamento mundial, a UFSJ melhorou 88 posições e a classificação passou do 1.258º para o 1.170º lugar.

Na metodologia do levantamento são considerados quatro indicadores objetivos: qualidade da educação (número de egressos que receberam prêmios de alto nível); empregabilidade de alunos (número de egressos que possuem posições de destaque em grandes empresas); qualidade do corpo docente (número de professores que receberam prêmios de alto nível) e performance de pesquisa (dividida nos itens: produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações).

Em Minas Gerais, o primeiro lugar é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida, respectivamente pelas universidades da Zona da Mata e Vertentes: Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2º lugar, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 3º e UFSJ em 4º lugar.

No Brasil, das mais de 2.500 instituições de ensino superior existentes, apenas 57 constam na lista mundial entre as duas mil melhores, sendo 54 delas, públicas.

No ranking das 10 melhores universidades brasileiras, o primeiro lugar é da Universidade de São Paulo (USP). Na sequência, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As primeiras colocações mundiais deste ano seguem sendo ocupadas por instituições norte-americanas e britânicas. As cinco primeiras são Universidade de Harvard (EUA), Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA), Universidade de Stanford (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Oxford (Reino Unido). A universidade brasileira melhor colocada foi a USP, conquistando o 103º lugar mundial.

A lista completa de universidades avaliadas e suas posições, podem ser acessadas no site do CWUR.