UFSJ cria aplicativo gratuito de cardápio digital para a reabertura de bares e restaurantes

Publicada em 16/06/2020 - Fonte: ASCOM

Adequar-se aos novos protocolos de saúde, sugeridos pelos órgãos competentes no enfrentamento à Covid-19, pode ser desafiador para micro e pequenos empresários, que dependem da alta rotatividade de clientes para manter o fluxo de caixa. É o caso dos proprietários de restaurantes e bares. Quando o desafio é limpeza e desinfecção sistemáticas de superfícies e objetos comuns, os protocolos sugeridos podem ser ineficientes quando se referem a um item tão concorrido como o cardápio.

Pensando nisso, um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciência da Computação da UFSJ desenvolveu um aplicativo gratuito de cardápio digital para apoiar o comércio local. O Menuh!, como foi batizado, vai atender, em um primeiro momento, aos restaurantes e bares de São João del-Rei e Tiradentes. A expansão será condicionada à demanda.

Cardápio on-line
A iniciativa surgiu ao longo de conversas com empresários do ramo de bares e restaurantes, que alertaram para o desafio de substituir o cardápio compartilhado por uma opção individual, sustentável e segura. Com isso, o aplicativo foi concebido para substituir o cardápio de papel, que é coletivo e passa de mão em mão, por uma versão on-line.

Os estabelecimentos interessados no aplicativo podem se cadastrar via formulário, disponível no site menuh.dcomp.ufsj.edu.br. O comerciante deve inserir informações pessoais, necessárias para garantir a confiabilidade do que será incluído, os itens do cardápio e os preços. Após o preenchimento dos dados, o formulário é então encaminhado aos estabelecimentos, pelo e-mail menuh.app@gmail.com.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom