Em parceria com a Elsevier, UFSJ oferece seminários on-line

Publicada em 17/06/2020 - Fonte: ASCOM

Por iniciativa do curso de Enfermagem do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, a UFSJ oferecerá, em parceria com a Elsevier, empresa de informações analíticas sediada nos Países Baixos, três seminários gratuitos, entre os dias 23 e 26 de junho. Transmitidos pela plataforma ZOOM, vão abordar softwares e outras ferramentas úteis para a comunidade acadêmica.

Para estudantes de cursos de graduação ou pós-graduação da UFSJ, basta se inscrever em um dos link disponíveis. Não há limite de vagas. Segundo a professora Renata Cristina Silveira, do curso de Enfermagem, trata-se de uma oportunidade para cada estudante “aprimorar seus conhecimentos relacionados à pesquisa, além de ser possível utilizá-los em toda jornada acadêmica.”

Plataformas e softwares
No dia 23, das 10h às 11h, o primeiro tema será o uso da plataforma ScienceDirect, cujo acervo conta com quase quatro mil revistas e mais de 39 mil títulos de livros que abrangem: Bioquímica, Genética e Biologia Molecular, Química, Medicina Clínica, as Engenharias e Medicina Veterinária. A professora Renata destaca que a plataforma é indicada para estudantes, docentes e pesquisadores da área da Saúde que buscam melhorar a maneira como pesquisam e compartilham pesquisas acadêmicas.

A elaboração de revisão bibliográfica por meio do software Scopus é tema do segundo dia de seminários, na quinta, 25, a partir das 10h. Trata-se do maior banco de dados de resumos e citações de todo o mundo. “A solução Scopus disponibiliza ferramentas inteligentes para monitorar, analisar e visualizar pesquisas, sendo muito fácil de usar”, descreve Renata Silveira. Seu acervo conta com produções nas áreas de Ciência, Enfermagem, Tecnologia, Medicina, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

Por fim, o software Mendeley é o assunto do dia 26, também a partir das 10h. Disponível para download livre, auxilia estudantes a normatizar citações e referências bibliográficas, servindo também para gerenciar bibliotecas de arquivos eletrônicos (em formato PDF ou .docx). Pelo Mendeley, é possível se conectar a pesquisadores brasileiros ou estrangeiros que se dedicam a áreas ou temas específicos.

Apesar de inscrições gratuitas, cada uma das palestras terá lista exclusiva de nomes. Clique em cada uma das plataformas para se inscrever, informando nome e sobrenome, endereço de e-mail e a qual instituição de ensino pertence.

João Victor Bessa
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom