Teatro em tempos de pandemia é tema de live neste sábado, 20

Publicada em 18/06/2020 - Fonte: ASCOM

Uma das características mais marcantes do teatro é a interação entre artista e público. O contato in loco faz com que o artista dialogue e conduza o espetáculo também a partir das reações dos espectadores. E o que ocorre quando, de repente, essa relação é interrompida? Essa será uma das discussões da live “Teatro em Tempos de Pandemia”, que ocorre neste sábado, 20, a partir das 19h. 
 
“A gente não sabe ainda o que é ser teatro em época de ausência de corpos, estamos em um momento de discutir isso: como fazer nossa arte existir quando o que é mais precioso para a gente, que é o contato com o outro, nos é tirado?”, comenta a professora do curso de Teatro da UFSJ e mediadora do debate, Juliana Mota. 
 
Participam da discussão o professor de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos Alexandre, que avalia o impacto da pandemia de Covid-19 na produção teatral; a artista e professora Francesca Della Monica, que fala sobre um projeto organizado na Itália por meio do Facebook para mostrar à sociedade a importância dos artistas; e a professora do curso de Teatro da UFSJ, Juliana Monteiro. 
 
Além disso, haverá o lançamento do livro “Insubmissa”, obra desenvolvida por Juliana Mota nos dois primeiros meses de distanciamento social em razão da pandemia. “Como uma pulsão de vida mesmo, como um desejo de estar viva nesse período, eu comecei a escrever esses textos, que são poesias, são escritas mais fluídicas, falando muito das mulheres com quem eu já estive, como elas me influenciaram, e das mulheres que eu já fui, das mulheres que eu pretendo ser”, explica. 
 
Durante o primeiro mês de vendas, 50% da renda do livro irá para o projeto Fórum de Mulheres das Vertentes, que também irá fornecer canais de doação direta durante a transmissão. O debate é promovido pelo curso de Teatro da UFSJ, por meio da professora Juliana Mota, e pelo grupo Casa Aberta, da UFSJ, criado em 2012 com foco em pesquisa, extensão e realização de eventos.
 
O evento pode ser acompanhado no Youtube e no Facebook do Casa Aberta e neste perfil do Facebook.