Professores discutem projeto para melhorar a performance nos cursos iniciais de Matemática

Publicada em 23/06/2020 - Fonte: ASCOM

Os professores Gustavo Terra Bastos, Marianna Resende Oliveira, Carlos Alberto da Silva Junior, Gheyza Ferreira da Silva, Rafaela Neves Bonfim, Viviane Pardini Valerio, Wilker Thiago Resende Fernandes e Patrícia Tempesta, do Departamento de Matemática e Estatística (Demat), e o professor Pedro Benedini, do Departamento de Estatística, Física e Matemática (Defim), querem incentivar os alunos que cursam as disciplinas de Matemática, nos mais diversos cursos da UFSJ, a melhorar suas performances. Para isso, estão desenvolvendo projeto que ofereça curso de pré-cálculo. A proposta, que ainda vai ser submetida aos dois departamentos, foi apresentada à pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler, por meio de reunião virtual.

Segundo os professores, se o projeto obtiver as aprovações departamentais, poderá ser implementado por via remota. O curso tem duração prevista de oito semanas, e o principal objetivo é sanar lacunas de aprendizado dos estudantes quanto a conteúdos de Matemática básica. “Pretendemos suprir alguns conteúdos do Ensino Médio e, assim, tentar deixar a transição entre escola e universidade mais suave”, destaca a professora Patrícia Tempesta. A ideia é que os conteúdos sejam divididos em módulos. Cada professor participante será responsável pela elaboração de textos e vídeos. Além de assistir às aulas gravadas, os alunos resolverão listas de exercícios a serem enviadas, em formato pdf, para correção em datas pré-fixadas.

Um ponto chave dessa proposta é a oportunidade de o aluno poder corrigir os erros, refazer as listas de exercícios e entregá-las para uma segunda correção, simultaneamente ao acompanhamento das dúvidas por tutores em fóruns temáticos específicos. O certificado de participação será enviado somente ao estudante que cumprir os requisitos necessários, a ser informados na data de inscrição. O curso tem caráter extracurricular e será desenvolvido totalmente a distância. Por isso, a possibilidade de aproveitamento como atividade complementar dependerá da aprovação dos colegiados dos cursos de graduação.

Tão logo haja uma definição quanto à data de inscrição, a mesma será informada aos interessados pelo site e redes sociais da UFSJ.

Nota: Erramos e pedimos desculpas. Essa reportagem substitui a anterior, Proen apoia a criação de projeto de introdução ao cálculo, publicada no dia 9 de junho de 2020, por divergências de informação.