Projeto coloca Engenharia Civil a serviço da saúde respiratória

Publicada em 24/06/2020

A professora do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades do Campus Alto Paraopeba, Mariana Arruda, concebeu o Projeto Arejar, cujo objetivo principal é diminuir a demanda por atendimento médico nas unidades de saúde, causada por problemas respiratórios ocasionados por mofo nas residências. Com isso, a pesquisadora espera reduzir a possibilidade de contaminação pelo coronavírus nesses locais, melhorando a qualidade de vida nos domicílios a serem avaliados pela equipe do projeto.

Com apoio de alunos do curso de Engenharia Civil da UFSJ, o projeto quer auxiliar a população no reconhecimento de doenças que podem ser associadas a infiltrações nas moradias e solucionar, por meio de orientações técnicas, os problemas identificados.

Utilizando a internet, por meio de posts no Instagram ou de contatos por e-mail, a equipe do Arejar dissemina conhecimento, de forma gratuita, sem restrições de localização. Para receber orientações e ajuda, o interessado deve entrar em contato, relatando seu problema. Os endereços do projeto são o perfil @arejar_ufsj no Instagram e o e-mail labmc@ufsj.edu.br.

Rinite alérgica
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população brasileira possui algum tipo de alergia respiratória. A rinite alérgica atinge em torno de 25% da população infantil e adolescente no país. A asma alérgica alcança cerca de 20% do mesmo grupo etário. Quando essas pessoas estão em contato com lugares em que existe a presença de bolor, essas doenças podem se agravar, demandando atendimento médico.

Além da professora Mariana, o Projeto Arejar foi concebido com a participação dos estudantes Ana Clara Tuão, Cristiane Lima, Meison Rocha, Lucas Bandeira e Rafael Rodrigues.

Rafaella Silveira
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom